Por isso você é desse jeito’, disse PM afastado depois de agredir mulher com tapa no rosto; VÍDEO
Caso foi registrado em Valinhos (SP). Vídeo, que contesta versão dos policiais, mostra que casal foi agredido sem que ‘investisse contra a equipe’.
‘Por isso você é desse jeito’, disse PM depois de agredir mulher com tapa no rosto
‘Por isso você é desse jeito’, disse PM depois de agredir mulher com tapa no rosto
O vídeo da agressão de dois policiais militares a um casal de Valinhos (SP) mostra quando um dos agentes diz “é por isso você é desse jeito” depois que a mulher, de 23 anos, questionou o tapa que ele deu em seu rosto. Os agentes foram afastados e o caso é investigado pela corregedoria.
Vítima: você me bateu moço. Eu nunca apanhei na cara de homem nenhum. Nunca. Policial 1: é por isso que você é desse jeito. Vítima: desse jeito como? Eu faltei com respeito com você? Eu fui na sua casa?
A cena foi registrada no dia 21 de junho, no bairro Vale Verde. O marido da jovem, um rapaz de 27 anos, também foi agredido e toda a cena foi assistida pelo filho do casal, que tem 5 anos. A PM foi acionada ao local pela avó da jovem após uma confusão da família (entenda o caso abaixo).
As imagens das câmeras de segurança contestam a versão dada pelos policias na delegacia. Eles afirmaram que o homem estava alterado e que foi agredido depois de investir contra a equipe, mas o vídeo mostra que as agressões começaram por iniciativa dos agentes, sem que a vítima reagisse.
Conforme o boletim de ocorrência, os policias disseram ainda que a mulher foi agredida acidentalmente depois de se envolver na confusão para defender o marido. Porém, o registro evidencia que um policial deu um tapa no rosto dela espontaneamente.
‘POR QUE PRECISOU DE TUDO ISSO?’
Depois que as agressões cessaram, com o filho no colo, a vítima questionou: “por que precisou de tudo isso? A gente dentro da nossa casas. Por que bateu na minha cara?”, e um dos policiais disse “vamos logo” para que pudessem encerrar a ocorrência. O diálogo continuou:
Vítima: acabar com isso logo? Olha meu filho. O pai dele sendo preso por nada, por estar sentado na porta de casa. Não está na rua, não está enchendo o saco de ninguém. Policial 2: seu marido que veio para cima de nós. Vítima: que veio para cima de nós. Meu marido não levantou da cadeira, meu. Policial 2: não, pode parar. Seu marido é folgado, ele desafiou nós, ele quis vir para cima.
VERSÃO DOS POLICIAIS X VÍDEO DE CÂMERAS DE SEGURANÇA
O que dizem os policiais: as agentes contaram na delegacia que o rapaz “estava muito alterado e, em dado momento, investiu contra a equipe policial, sendo necessário fazer o uso moderado da força”, além do uso de “bastão tonfa”, conhecido como cassetete, e imobilização.
O que mostra o vídeo: as imagens mostram que o homem estava próximo à porta e a mulher mexia em roupas no varal quando a viatura chegou. Os policiais se aproximaram e, após poucos minutos de conversa, um deles deu tapas e golpes de cassetete no rapaz.
O que dizem os policiais: os agentes afirmam também, conforme o boletim de ocorrência, que a mulher, na tentativa de defender o marido, “entrou no meio da confusão, sendo atingida acidentalmente por golpe de tonfa”.
DESENTENDIMENTO FAMILIAR LEVOU PM AO LOCAL
A briga familiar teria começado após um desentendimento entre a mulher e a avó, que mora com a família. A denunciante contou aos policiais que foi xingada pelo casal. Já o rapaz relatou ter sido agredido pela idosa com tijoladas e tapas, sofrendo ferimentos pelo corpo.
Ainda segundo o boletim de ocorrência, o casal foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas recusou atendimento.
Paralelamente, a Delegacia de Valinhos instaurou inquérito policial para investigar a suspeita de violência doméstica, relatada pela avó. “O casal envolvido já foi ouvido nos autos. As investigações seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos”.
CASO FOI DENUNCIADO À CORREGEDORIA
O advogado Matheus Nascimento conta que, após a ocorrência, o casal registrou uma denúncia na corregedoria e tanto o homem quanto a mulher prestaram depoimento. Veja a nota da Polícia Militar na íntegra:
A Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar os fatos e determinou o afastamento dos agentes envolvidos das atividades operacionais. Paralelamente, a Delegacia de Valinhos instaurou inquérito policial para investigar a prática de violência doméstica. O casal envolvido já foi ouvido nos autos. As investigações seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos.
VÍDEOS: TUDO SOBRE CAMPINAS E REGIÃO
Veja mais notícias sobre a região na página do DE Campinas.