A Polícia Militar apreendeu 144 facas nos pontos de revista instalados nos acessos a Copacabana durante a festa de réveillon de 2026. A tradicional queima de fogos iluminou o céu por 12 minutos e reuniu 2,6 milhões de pessoas. Ao todo, 17 pontos de revista foram montados ao redor do bairro para impedir a entrada de armas e objetos perigosos, garantindo a segurança dos participantes da celebração. Também foram apreendidos 12 celulares, um carregador portátil e um óculos inteligente, que estavam dentro de uma mochila encontrada em uma ação de buscas. A PM utilizou detectores de metais na região e contou com a participação de 3,5 mil policiais militares.
A operação também marcou o uso pela primeira vez de viaturas equipadas com câmeras de reconhecimento facial. No total, 300 carros foram empregados na ação, ajudando na identificação de foragidos e na leitura de placas de veículos. As viaturas transmitiram imagens em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Na manhã de quinta-feira (31), um foragido da Justiça foi preso após ser identificado por câmeras de reconhecimento facial no Leblon. A prisão ocorreu na Avenida Delfim Moreira, a poucas quadras de Copacabana, onde aconteceu a maior festa da virada do ano na cidade.
Os seguintes itens foram barrados nos bloqueios policiais nos acessos a Copacabana: Objetos cortantes, como facas, canivetes, estiletes e tesouras, garrafas de vidro, materiais perfurantes, como bastões de selfie pontiagudos e guarda-chuvas com ponta de metal e fogos de artifício particulares.
A medida de segurança foi essencial para manter a ordem durante a celebração e garantir a integridade dos milhões de participantes. A presença dos pontos de revista e o uso de tecnologias como os detectores de metais e as viaturas com câmeras de reconhecimento facial demonstraram o comprometimento das autoridades com a segurança da população. A rapidez e eficácia da polícia militar em identificar e confiscar objetos perigosos contribuíram para que a festa transcorresse sem incidentes graves.
A queima de fogos na Praia de Copacabana encantou as 2,6 milhões de pessoas presentes, marcando o início do novo ano com luz e alegria. Os turistas e cariocas puderam desfrutar de um espetáculo visual único e se divertir de forma segura e tranquila graças ao trabalho operacional da PM. A presença massiva de policiais nos arredores do bairro contribuiu para transmitir uma sensação de segurança aos participantes, o que foi fundamental para o sucesso do evento. A apreensão das facas e outros objetos proibidos nos pontos de revista demonstra a eficiência das operações de segurança pública realizadas durante o réveillon em Copacabana.




