PM apreende oito mil pés de maconha em Niquelândia

A Polícia Militar prendeu na ultima terça-feira (21) dois homens suspeitos de tráfico de drogas. Durantes as buscas, foram encontrados várias plantações de maconha, e apreenderam aproximadamente sete quilos da droga, além de duas espingardas.

Dentro da residência dos suspeitos, que fica na zona rural do município, os policiais também acharam dois litros de garrafas pet com sementes de maconha prontas para o cultivo. Com os indícios de que a propriedade rural seria um espaço destinado ao cultivo e à comercialização de maconha, os policiais militares fizeram buscas na região, em área de difícil acesso, e flagraram várias plantações de maconha, totalizando cerca de oito mil pés do entorpecente.

Os suspeitos José Francisco De Assis Dos Santos, de 56 anos, e Saulo Calvino Ramos de Sousa, de 20 anos, foram conduzidos à Delegacia de Niquelândia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás Social recebe doação de 71 mil litros de leite

O Governo do Estado, por meio do Goiás Social, recebeu, nesta quarta-feira (29/05), 71 mil litros de leite doados pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios (Sindileite Goiás). O alimento será destinado a entidades sociais cadastradas na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) para reforçar as refeições de crianças e idosos em vulnerabilidade social, conforme pontuou a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado. “Cada litro de leite chegará até às mãos de quem mais precisa com total responsabilidade”, ressaltou.

A primeira-dama participou da solenidade de entrega do produto no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, onde também fez um brinde simbólico com taças de leite, ao lado de empresários. Ela agradeceu o gesto de solidariedade e comprometimento social da entidade. “Nossa cadeia produtiva do leite é uma das mais fortes do país e posso dizer com toda certeza que não é só grande, mas também solidária”, enalteceu.

Durante o evento, Gracinha fez questão de frisar a importância das parcerias da gestão estadual com a iniciativa privada. “Essa nova doação do Sindileite mostra que o agro e a iniciativa privada têm muito a contribuir para o social. Como eu gosto sempre de dizer, um estado pode muito, mas não pode tudo e, com boas parcerias, podemos ir muito mais longe”, acrescentou.

Neste ano, o volume doado foi o dobro em relação a 2023, com a colaboração de 22 empresas. De acordo com o presidente do Sindileite Goiás, Jair José Antônio Borges, a escolha da OVG se deve à certeza de transparência no processo de distribuição. “É importantíssimo para nós ver quem cuida, quem leva até quem mais necessita”, elogiou. Esta é a 17a doação realizada pelos laticínios desde 2007, totalizando 1 milhão de litros, e marca o Dia Mundial do Leite, celebrado em 1º de junho.

A diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, celebrou o acréscimo nos donativos. “É um aumento de quase 100% em relação ao ano passado, quando foram doados 36 mil litros, o que fará com que ainda mais pessoas sejam beneficiadas”, destacou. Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, José Mário Schreiner destacou que a doação também é uma forma de demonstrar a importância da cadeia produtiva do leite. “O setor lácteo emprega mais de 200 mil pessoas em Goiás”, contabilizou.

Cenário

Fundado em 1989, o Sindicato das Indústrias de Laticínios de Goiás (Sindileite Goiás) atua com produtores de leite e derivados que impulsionam a economia goiana com produtos comercializados no Brasil e em outros países. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023 o estado produziu 2,2 bilhões de litros do produto. O rebanho leiteiro possui quase 2 milhões de animais, com destaque para os municípios de Orizona, Jataí e Piracanjuba.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp