PM mata adolescente de 13 anos em SC; ação será investigada pela delegacia de Balneário Rincão

pm-mata-adolescente-de-13-anos-em-sc3B-acao-sera-investigada-pela-delegacia-de-balneario-rincao

Adolescente de 13 anos é morto pela PM durante ação em SC; comando vai investigar

Ele teria apontado uma arma em direção aos agentes durante uma ocorrência e foi atingido por tiros, segundo o relato da PM. Polícia Civil também vai apurar.

Delegacia de Balneário Rincão vai investigar morte de adolescente de 13 anos em ação da PM — Foto: Google Street View/Reprodução

Um adolescente de 13 anos foi morto pela Polícia Militar em Balneário Rincão, no Sul de Santa Catarina, na segunda-feira (7). Segundo o 29º Batalhão, ele teria apontado uma arma em direção aos agentes durante uma ocorrência e foi atingido por tiros. O comando do órgão e Polícia Civil vão investigar a ocorrência.

O adolescente não tinha passagens policiais. Segundo a PM, o pai do garoto havia registrado um boletim de ocorrência recente descrevendo o envolvimento do filho com o tráfico de drogas na região. O DE não conseguiu contato com a família dele.

Os policiais militares faziam patrulhamento no bairro Mirassol por volta das 17h15 quando viram dois homens em atitude suspeita. Ao perceberem a presença da viatura, a dupla teria fugido em direção às dunas, iniciando uma perseguição.

“Um dos homens foi alcançado por um dos policiais em via paralela, momento em que sacou uma arma e apontou na direção do militar. Diante da ameaça iminente, o policial efetuou disparos contra o agente em legítima defesa, vindo a alvejar o mesmo”, disse a PM em relatório.

A PM disse ter encontrado um revólver, um aparelho celular, R$ 20 em espécie e um malote com oito pedras de crack perto do adolescente.

Em nota, o Comando do batalhão afirmou que as circunstâncias serão apuradas através de um Inquérito Policial Militar (IPM). A investigação busca avaliar a “conduta dos envolvidos e a legalidade dos procedimentos”.

Procurada, a Polícia Civil detalhou que esteve no local, acompanhou o trabalho da Polícia Científica e que vai apurar o caso em um inquérito civil na delegacia do município. Provas foram coletadas no local e possíveis testemunhas da ação já foram identificadas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp