Press "Enter" to skip to content

PM prende suspeito de caça predatória na zona rural de Rio Verde

Última atualização 12/07/2017 | 09:46

A equipe de policiamento ambiental da Polícia Militar (PM) prendeu um homem suspeito de praticar caça predatória de animais silvestres na região da serrinha, zona rural de Rio Verde.

Atendendo a uma denúncia anônima, os policiais se deslocaram até o setor e foram recebidos por um senhor que autorizou e acompanhou inspeção nas instalações da fazenda. No quintal, próximo a dois cães de caça, foi encontrado couro de um animal silvestre da espécie caitiu, conhecido por cateto. Além disso, havia a cabeça de uma capivara no local.

Durante a inspeção foram encontradas duas redes de pesca, 19 cartuchos de munição, uma munição intacta de calibre 36; oito munições intactas de calibre 44; cinco munições intactas de calibre 38; seis cartuchos recarregados de calibre 36; e uma espingarda calibre 44 sem marca, sem modelo e sem numeração.

Questionado sobre a procedência das munições e da arma de fogo, e sobre o porte para a manutenção dela, o senhor não apresentou qualquer documento que pudesse legalizar tal situação. Quanto ao couro de caititu e a cabeça de capivara, ele também não soube dizer nada. Todo o material foi recolhido e levado para a delegacia de polícia de Rio Verde para as providências legais.

O homem foi autuado no artigo 12 (posse irregular de arma de fogo de uso permitido) lei n° 10.826/03 – Estatuto de Desarmamento combinado com o artigo 29, III da lei n° 9605/98 (Crimes Ambientais – Crime Contra a Fauna) e artigo 19 da lei estadual n° 15.894/06 (recolhimento de material predatório).