Press "Enter" to skip to content

PM que abordou ciclista em Cidade Ocidental é denunciado pelo MP-GO

O cabo da Polícia Militar de Goiás (PM) que abordou o ciclista e youtuber Filipe Ferreira Oliveira, foi denunciado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), por intermédio do Núcleo de Controle Extremo da Atividade Policial (NPA), por grava ameaça, com emprego de arma de fogo, a fazer o que a lei não manda. O fato aconteceu no dia 28 de maio, na margem do Lago Jacob, em Cidade Ocidental.

De acordo com  a denúncia, a vítima estava praticando esportes com sua bicicleta quando foi surpreendido por uma viatura policial que, mesmo sem qualquer notícia de crime ou suspeita de cometimento de crime, abordou a vítima. Ao ser questionado sobre o motivo da abordagem, o PM apontou a arma para a vítima e falou de forma agressiva enquanto se aproximava. Dentro da viatura estavam o denunciado e um soldado que não foi denunciado e teve o procedimento investigativo arquivado.

A denúncia aponta que o ciclista foi submetido a nítido constrangimento ilegal com emprego de arma e sofreu ameaças durante 20 a 30 minutos enquanto estava algemado. Após ser desalgemado, o ciclista foi obrigado a assinar um termo de comparecimento ao juizado especial pelo crime de desobediência, ainda que crime nenhum tenha acontecido.

O Ministério Público ainda pediu o afastamento do PM de suas funções, a suspensão do porte de arma e recolhimento da arma de fogo funcional enquanto durar o afastamento, para que seja evitado possíveis intervenções indevidas na investigações.

O documento foi assinado pelos promotores de Justiça Felipe Oltramari, coordenador do NCAP; Luís Antônio Ribeiro Júnior, subcoordenador do NCAP, e Sávio Fraga e Greco, integrante do núcleo.