Press "Enter" to skip to content

PM que baleou pai e adolescente durante briga agiu em legítima defesa

Última atualização 10/05/2023 | 10:29

A Polícia Civil (PC) concluiu que Caio César de Souza Dias, PM suspeito de balear pai e filho em bar de Goiânia, agiu em legítima defesa. A briga ocorreu no dia 30 de abril no Setor Marista. 

De acordo com a investigação, o militar disparou apenas para conter o pai e o filho, após uma tentativa de agressão com uma garrafa. Ele está preso desde então, após uma denúncia de lesão corporal ser feita pelas vítimas. 

“Conseguimos concluir a investigação, confirmando que o PM agiu em legítima defesa, uma vez que, após a discussão, houve uma agressão por parte do pai e do filho utilizando uma garrafa de cerveja”, disse o delegado Eduardo Gomes.

Gomes informou ainda que a conclusão do inquérito se deu após uma análise detalhada das imagens, que comprovaram a legítima defesa do sargento Caio César. Também foi considerado o histórico de ocorrência registradas em nome dos acusadores. 

De acordo com o delegado, o vazamento das imagens que mostram a briga no bar fez com que o empresário e o filho mudassem a versão dos depoimentos dados inicialmente. 

“Na primeira oportunidade que eles tiveram de depor, as imagens já haviam sido divulgadas, então na delegacia eles mudaram as versões, alegando que não se recordava dos fatos”, informou Eduardo.

Com a conclusão das investigações, o delegado solicitou a liberação imediata de Caio César para responder em liberdade. O pedido será analisado pelo Ministério Público (MP). Já os procedimentos administrativos sobre a conduta do militar, que utilizou a arma da corporação em local indevido, é de responsabilidade da Polícia Militar (PM). 

Relembre o caso

O homem de 42 anos e o filho, de 16, foram baleados durante uma briga no bar Velho Texas, no último dia 30 de Maio. Segundo a Polícia Militar, a confusão começou após uma confusão pelo espaço das mesas. 

Segundo uma das vítimas, a briga começou após um comentário com a esposa sobre a lotação do local. “O garçom arrastou a mesa [mais de uma vez, por conta da lotação], mas para mim era normal, eu comentei com a minha esposa: ‘Pô, daqui a pouco nós estamos sentados um no colo do outro’. Quando eu falei isso, o cara virou para mim, porque ele tava bem próximo, e falou: ‘O que você falou aí?’. Levantou, já ‘sentou o dedo’ [no gatilho] e atirou”, relembrou.

Um vídeo divulgado pela polícia mostrou que os tiros foram disparados após uma tentativa de agressão, feita pelo adolescente, contra o policial com uma garrafa de cerveja. Caio disparou a arma como tentativa de despistar a confusão, mas acabou baleando as duas vítimas. 

Após o resgate, o pai e o adolescente foram encaminhados ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Eles passaram por atendimento e receberam alta no dia seguinte. 

Já o policial foi preso e conduzido até o Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exame de corpo delito. O resultado mostrou que o militar possuía escoriações e hematomas no corpo.