PM que matou homem com 11 tiros alegando defesa é indiciado e criticado pelo governo

PM que jogou jovem de ponte matou homem com 11 tiros alegando defesa

O soldado Luan Felipe Alves Pereira já foi indiciado por matar um motoqueiro, com 11 tiros, em 26 de março do ano passado.

São Paulo — O soldado Luan Felipe Alves Pereira, que aparece em um vídeo jogando um homem de uma ponte, na Cidade Ademar, na zona sul paulistana, já foi indiciado por matar um motoqueiro, com 11 tiros, em 26 de março do ano passado.

Na ocorrência de homicídio, cujo processo foi extinto em janeiro deste ano, a versão de Luan, que alegou legítima defesa, foi aceita pelo Ministério Público (MPSP) e Tribunal de Justiça (TJSP) paulistas.

À época, em depoimento à Polícia Civil, o soldado afirmou que patrulhava o bairro Piraporinha, em Diadema, na Grande São Paulo, juntamente com um parceiro das Rondas com Motocicletas (Rocam).

Foi nessa região que eles se depararam com Maycon Douglas Valério, de 31 anos, que guiava sem capacete e sem camiseta uma moto. O soldado afirmou ter dado ordem para o suspeito parar, que teria sido negada, e uma perseguição se iniciou. Alguns metros adiante, Maycon desembarcou da moto e seguiu fugindo a pé. Luan também deixou a viatura e correu atrás do suspeito.

O parceiro do soldado não o acompanhou para ficar de olho no veículo de Luan, pelo fato de estarem em uma região, segundo os policiais, perigosa.

Em uma viela, segundo registrado pela câmera corporal do soldado, Maycon deixou cair um revólver no chão. O suspeito tentou pegar a arma e foi alvo de 12 tiros, dos quais 11 o atingiram no peito e na face. Um laudo da Polícia Técnico-Científica mostra que há somente um ferimento, no lado esquerdo do pescoço, resultante de dois tiros, que transfixaram e saíram pelo rosto do suspeito. O próprio soldado Luan afirmou ter dado 12 tiros para revidar a “injusta agressão” de Maycon.

O soldado e seu parceiro, ainda em depoimento, afirmaram que Maycon estava vivo e, por isso, foi encaminhado para um hospital da região, onde morreu oficialmente. Outro laudo da Polícia Científica indica, com base na análise da câmera corporal do PM, que a arma dele efetuou 11 tiros. Outros dois sons foram captados, mas não foram confirmados se seriam disparos e se foram dados pelo suspeito.

O promotor João Otávio Bernardes Ricupero, alegando que as circunstâncias do homicídio foram “esclarecidas”, promoveu o arquivamento do inquérito policial em 24 de janeiro deste ano.

Nessa terça-feira (3/12), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, criticaram a ação do policial que arremessou o suspeito da ponte. Segundo Tarcísio, o PM que aparece no vídeo “não está à altura de usar a farda” da corporação. Luan Felipe Alves Pereira está atualmente afastado das ruas. Além dele, outros 12 foram transferidos para atividades internas por conta do caso.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Influenciador Toguro faz reflexão sobre saúde e lembra da mãe: vídeo e desabafo no Instagram

Vídeo: ainda internado, Toguro faz reflexão e lembra morte da mãe

O influenciador usou os stories do Instagram, na madrugada desta quinta-feira
(26/12), para falar sobre seu estado de saúde

Após passar o Natal internado na UTI, Tiago Toguro já foi transferido para o quarto e resolveu fazer um desabafo nas redes sociais. O influenciador usou os stories do Instagram, na madrugada desta quinta-feira (26/12), para falar sobre seu estado de saúde e lembrou a morte da mãe, que faleceu após ficar em uma unidade de saúde por quase 2 meses.

“Na calada da madrugada no hospital. Essa é a hora que os monstros vêm atacar. Madrugada de hospital não é legal. Minha mãe ficou 53 dias internada na UTI e veio a falecer no hospital. Eu passei várias e várias madrugadas… E na calada da madrugada que os monstros vêm atacar”, afirmou ele.

LEIA TAMBÉM

* Fábia Oliveira

TOGURO É INTERNADO NA UTI, EM NOITE DE NATAL, E FAZ DESABAFO

* Celebridades

TOGURO RECEBE ALTA DA UTI E EXPLICA INTERNAÇÃO: “NUNCA IMAGINEI”

* Celebridades

QUEM É TOGURO, INFLUENCER INDICIADO POR HOMICÍDIO E INTERNADO EM UTI

* Fábia Oliveira

TOGURO ASSUME PANSEXUALIDADE E DISPARA: “SÓ QUERO RESPEITO”

Em seguida, Toguro contou como estava se sentindo: “Estou aqui ainda tomando medicação, fazendo exames. Não é uma parada simples. A gente tem que acabar com essa bactéria, com essa infecção. Estou tomando remédio e tem que ficar o tempo todo sendo visto”, detalhou, antes de fazer uma reflexão:

“Às vezes acontecem coisas na nossa vida para aprender e refletir. Não é fácil ficar no hospital, não quero estar aqui, não quis estar aqui e não vou ficar aqui. Vou dormir no hospital, espero acordar melhor”, encerrou.

Em outra postagem, o influenciador relatou que pretende passar o Ano-Novo com a família: “Preciso melhorar, não quero passar a virada do ano em uma cama”, escreveu.

ALTA DA UTI E IDA PARA O QUARTO

Tiago Toguro recebeu alta da UTI, mas segue internado no apartamento do hospital. Apesar da boa notícia, o influencer fitness não tem previsão de voltar para casa. Ele anunciou a novidade com um vídeo em que é empurrado em uma cadeira de rodas e aparece com um acesso no braço.

“Saímos da UTI, fomos para um apartamento, seguimos internado ainda. Fiz alguns exames novamente, sigo tomando medicamento. Sem data para alta”, declarou o influencer. Na sequência, ele publicou uma foto se alimentando. “Preciso comer bem, beber muita água. Quero ficar bem”, detalhou.

Logo que chegou ao apartamento, Toguro publicou um vídeo explicando aos seguidores o que aconteceu. O influencer relatou que estava com a mesma infecção que pegou no ano passado, quando passou 2 horas andando de moto em Londres, na Inglaterra. Dessa vez, ele relatou que fez um evento de bicicleta e ficou 4 horas no meio de transporte.

“Nunca imaginei que eu ia passar o Natal dentro de um hospital, muito menos na UTI, em um apartamento que seja. Deu fortes dores no testículo direito, o mesmo testículo que eu tive uma bactéria lá atrás, em Londres”, declarou.

Ele ainda contou que passou a ter tonturas e que teve uma “dor suprema”. Como já sabia do diagnóstico, foi ao hospital para tratar a doença. Ele relatou que, caso não cuide da infecção, poderá precisar de uma cirurgia. “Odeio hospital, não gosto de estar aqui, não queria estar aqui. Eu estou postando para alertar os meus seguidores, as pessoas que me acompanham, que estou melhorando”, relatou.

Ele ainda contou que estava com uma infecção “pesadíssima”, que está fazendo diversos exames, mas que ainda não tem uma previsão de alta do hospital.

A INTERNAÇÃO

O influenciador digital Toguro precisou ir ao hospital e acabou internado na UTI, na madrugada de quarta-feira (25/12). Nas redes sociais, ele contou que começou a sentir fortes dores ao longo da noite.

Após passar por exames, Toguro explicou que precisaria ficar hospitalizado, mas não revelou a causa.

“Está me dando calafrio. Tive um problema ano passado, e voltou a doer. Estou com o mesmo problema, começou a doer agora pela tarde, vou para o hospital se não melhorar. Estou me tremendo inteiro, estava animado para comer a ceia, para tomar uma. Vim direto para cama, estava contando os minutos para dar meia-noite, abraçar a galera e vir para cá. Estou zoado”, disse ele antes de ir ao hospital.

Depois de dar entrada na unidade de saúde, Toguro revelou que ficaria hospitalizado.

“Acordei bem, comprei presentes para amigos e família. Só queria ter passado um Natal legal, mas no meio da ceia começou a dor suprema, dor pesada. Iria vir no hospital só amanhã, só que a dor ficou pesada. Valorizem a saúde, você sabe o quanto ela vale quando você não tem”, disse o influenciador.

Em 2023, Toguro foi internado após contrair infecção bacteriana enquanto viajava por Londres, na Inglaterra. Na época, ele contou que estava tomando três antibióticos, mas forçou a alta hospitalar para se tratar em casa.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Acesse a coluna do DE.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp