PMAM apreende 37 quilos de cocaína em formato de limões na Base Fluvial Arpão 1: Suspeito não identificado

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) em operação na Base Fluvial Arpão 1, aprendeu, na manhã desta sexta-feira (13), cerca de 37 quilos de cocaína em formato de limões. A droga estava na embarcação abordada próximo ao município de Coari, escondido em três sacos de fibra. O suspeito responsável pelo transporte da droga não foi identificado.

A apreensão foi registrada por volta das 6h30, logo após os policiais terem iniciado a abordagem à embarcação que havia saído de Tabatinga e tinha como destino a cidade de Manaus.

Durante o procedimento, a cão policial Havana, da Companhia Independente com Cães (CipCāes), sinalizou que dentro de sacas poderia haver drogas. No momento da checagem, as equipes localizaram dentro de três saco com limões, 331 esferas em formato da fruta.

Após o trabalho realizado pelos peritos do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), foi constatado se tratar de cocaína, que totalizaram 37 quilos do entorpecente.

As equipes policiais chegaram a realizar buscas na embarcação e checagem das câmeras de vigilância para tentar localizar o responsável pela droga, mas o suspeito não foi localizado.

Toda a droga apreendida foi entregue à Polícia Civil (PC-AM), que dará seguimento às investigações.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Buscas pelo avião desaparecido PT-JCZ cobrem 840 km² de floresta

As buscas aéreas pelo avião de matrícula PT-JCZ, desaparecido nas proximidades de Manicoré no Amazonas, já cobriram 840 km² de floresta desde o último sábado (21). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a operação segue concentrada na região, com 11 horas e 42 minutos de voo entre os dias 21 e 23 de dezembro. Ainda não houve avistamento da aeronave. As buscas pelo avião desaparecido, que estão sendo lideradas pela FAB desde sexta (20), contam com o apoio de equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Na terça (24), véspera de Natal, o Governo do Estado informou que enviou uma nova equipe de bombeiros, com cães farejadores, para auxiliar nas buscas.

A missão, que conta com o apoio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), está focada na área ao redor de Manicoré, onde o avião desapareceu. A FAB mantém mobilizados seus recursos para ampliar a área de busca e localizar o avião. O piloto do avião, Rodrigo Boer Machado, de 29 anos, é um dos tripulantes desaparecidos. Natural de Fernandópolis (SP) e residente em São José do Rio Preto (SP), ele viajou ao Amazonas a trabalho, mas não deu detalhes sobre a missão. Enquanto a FAB segue com as buscas, familiares aguardam notícias.

Na sexta-feira (20), dia do desaparecimento do avião, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou, em nota, que não havia sido notificado sobre qualquer ocorrência aeronáutica na região. No entanto, na segunda-feira (23), a FAB afirmou que realizou três horas de voo em busca da aeronave. No dia anterior, as operações foram atrasadas pela manhã devido às condições meteorológicas desfavoráveis, mas foram retomadas à tarde, cobrindo mais 550 km² de área sobrevoada. A FAB também confirmou que a aeronave não possuía plano de voo registrado e não foi detectada pelos radares de controle de tráfego aéreo.

O avião desapareceu próximo à comunidade Boca do Rio, a cerca de 7 km da sede de Manicoré, mas a localização exata ainda não foi confirmada devido à dificuldade de acesso na região. Uma moradora relatou à Prefeitura de Manicoré que ouviu um barulho estranho vindo da aeronave que sobrevoava o local e, segundos depois, escutou um forte estrondo. Enquanto as buscas continuam e a angústia dos familiares cresce, a FAB mantém seus esforços para encontrar a aeronave e seus tripulantes. O DECEA e demais instituições seguem empenhados em contribuir com a operação em curso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp