Quatro policiais militares de Anápolis foram denunciados pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) por abuso de autoridade e falsidade ideológica após invadirem a casa de um suspeito. O caso aconteceu em 2022 no Parque Brasília.
A denúncia foi contra os policiais: Josias Alves da Silva (1ª tenente), Victor Lemes Vaz da Costa (2º sargento), Rodrigo Troiani Ruela (soldado) e Elber Geovani Costa (soldado).
Segundo a denúncia, os agentes invadiram a casa de Wagner Carnielo Júnior e Miriam Irani Pereira sem determinação judicial e fora das condições estabelecidas em lei. Também é informado que Josias inseriu informações falsas no Registro de Atendimento Integrado (RAI), relatando que os policiais receberam uma denúncia anônima sobre tráfico de drogas enquanto faziam patrulhamento no Parque Brasília 2ª etapa.
O registro informa que os militares abordaram Wagner porque, além de apresentar características parecidas com as da suposta denúncia, ele estava carregando uma sacola plástica com maconha. Na falsa narrativa, o homem contou aos agentes que aguardava uma terceira pessoa para lhe entregar os entorpecentes e que dentro da casa onde morava havia mais drogas. Por isso, foi dada a autorização para que eles entrassem na residência.
O que aconteceu de verdade
Imagens obtidas pelo Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP) mostram o momento em que a viatura com quatro policiais estaciona na porta da casa da vítima e iniciam várias tentativas de arrombar o portão.
Quando conseguem entrar no local, Miriam acorda e chama o marido para ver o que estava acontecendo. O casal se depara, então, com policiais dentro da casa e Wagner é obrigado a gravar um vídeo autorizando a entrada deles no imóvel. Na sequência, eles são levados até a Central de Flagrante de Anápolis.