PMs salvam bebê engasgado no dia do ‘mêsversário’ em Presidente Prudente

pms-salvam-bebe-engasgado-no-dia-do-mesversario-em-presidente-prudente

Bebê é salvo por PMs após se engasgar no dia do ‘mêsversário’ em Presidente Prudente

Criança engasgou após a amamentação e mãe conseguiu apoio policial: ‘foi coisa de segundos’, lembra. Caso semelhante envolvendo outro bebê foi registrado em Dracena.

Policiais Militares realizam manobra e salvam bebê engasgado

Policiais Militares realizam manobra e salvam bebê engasgado

O momento da amamentação simboliza vínculo, cuidado e acolhimento entre mãe e bebê, mas também pode vir acompanhado de medo, especialmente diante do risco de engasgos. Nesta segunda-feira (19), o mêsversário de Cecília Lima de Assis foi marcado justamente por esse contraste: um susto que rapidamente deu lugar ao alívio, graças à ação correta e ao apoio recebido.

Segundo a Polícia Militar, equipes finalizavam o atendimento de uma ocorrência na Vila Flores, em Presidente Prudente, quando foram surpreendidas por um veículo que parou no meio da via.

Policiais militares que estavam próximos à casa de Rayssa ajudaram a salvar a bebê e levaram mãe e filha ao hospital — Foto: Reprodução/Divulgação/Polícia Militar

Em desespero, Rayssa Lima desceu do carro com a filha, de dois meses, nos braços, pedindo socorro. Aos policiais, ela relatou que amamentava a bebê quando, em determinado momento, Cecília se engasgou com o leite materno e passou a apresentar dificuldade para respirar.

De imediato, um dos militares realizou a manobra de Heimlich, conseguindo desobstruir as vias aéreas da criança. Pouco depois, a bebê voltou a respirar e chorou, sinalizando a recuperação. O momento após o socorro pode ser visto no vídeo acima.

Em entrevista ao DE, Rayssa afirmou que viveu “um grande susto”, amenizado pela rápida ação dos policiais militares que estavam na rua acima de sua casa. “Foi um milagre. Eles salvaram a vida da minha filha”, disse.

DESTAQUES DE PRESIDENTE PRUDENTE E REGIÃO

– Programa oferece 4 mil vagas com bolsa-auxílio em curso de manutenção de máquinas agrícolas no interior de SP
– Egressa de lar de acolhimento celebra conclusão de duas graduações ao mesmo tempo: ‘Passado não define destino’
– Chuva causa desabamento de telhado em casa com recém-nascido no interior de SP

A mãe da bebê contou que a filha nasceu prematura, com 33 semanas, e desenvolveu uma alergia chamada APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca). “Um dos sintomas é o refluxo em excesso, então tem sempre que ficar de olho nela. Ela golfa pelo nariz e pela boca e já engasgou duas vezes, mas nunca tão sério assim. Foi coisa de segundos”, contou.

Após o apoio e o socorro da PM, mãe e filha foram levadas pela equipe policial à Santa Casa de Presidente Prudente, onde Cecília foi atendida pelos médicos plantonistas. Conforme Rayssa, a bebê ficou em observação, passou por exames e foi liberada por volta das 22h. Atualmente, passa bem.

“A Cecília é uma guerreira! Ela passou 30 dias na UTI Neonatal e recebeu mais um milagre. Sou muito grata a Deus por esse milagre e aos policiais envolvidos”, destacou Rayssa ao DE.

Emocionada, por meio das redes sociais, Rayssa contou como foi o momento e também agradeceu o apoio dos policiais do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) e dos profissionais da Santa Casa pelo socorro e atendimento prestados durante o susto. “Um mêsversário e tanto”, comentou. Veja no vídeo abaixo.

Mãe de bebê manifesta agradecimento aos policiais nas redes sociais

OUTRO CASO EM DRACENA, uma família também viveu momentos de tensão e contou com o apoio da Polícia Militar do 25º BPM/I para salvar um recém-nascido. O caso aconteceu na madrugada da última quinta-feira (15), quando Lurryan tinha apenas oito dias de vida.

Uma equipe da PM patrulhava a avenida Presidente Roosevelt quando percebeu um veículo em alta velocidade. O motorista acionava os faróis de forma intermitente para chamar a atenção dos policiais. Em seguida, o carro parou e um casal desceu em desespero, informando que o filho havia se engasgado logo após a amamentação.

Segundo a polícia, o bebê não respondia aos estímulos, mesmo após o pai tentar retirar o leite das vias aéreas pela boca e pelo nariz. Diante da situação, os policiais pegaram a criança nos braços e perceberam sinais de dificuldade respiratória.

Imediatamente, foram realizadas manobras de desobstrução das vias aéreas, seguindo os protocolos de primeiros socorros. Após alguns instantes, o bebê voltou a respirar e eliminou secreção pelo nariz e pela boca. Na sequência, a criança foi colocada na viatura e levada com urgência ao Pronto Atendimento Municipal, onde permaneceu sob cuidados médicos.

DIRETRIZES A American Heart Association (AHA) atualizou, em outubro de 2025, as diretrizes oficiais de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar (RCP) e emergências cardiovasculares. As novas recomendações substituem as de 2020 e passam a orientar protocolos adotados mundialmente. Veja aqui todas as orientações.

PASSO A PASSO PARA BEBÊS (ATÉ 1 ANO)

1. Verifique se o bebê está realmente engasgado: ele não consegue tossir, chorar, respirar, muda de cor ou fica molinho.
2. Apoie-o de bruços sobre o antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo.
3. Dê cinco pancadas firmes nas costas, entre as escápulas.
4. Vire o bebê de barriga para cima e faça cinco compressões torácicas no centro do peito, com a base da palma da mão.
5. Alterne os dois movimentos até o objeto sair ou o bebê perder a consciência.
6. Não introduza os dedos na boca se o corpo estranho não estiver visível.
7. Se o bebê desmaiar, inicie a reanimação (RCP): 30 compressões no peito com os dois polegares + 2 ventilações.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp