Última atualização 06/10/2022 | 10:11
Na primeira pesquisa PoderData relativa ao segundo turno da disputa pela presidência nas Eleições 2022, Lula (PT) e Bolsonaro (PL) aparecem em situação de bastante equilíbrio. Considerando apenas os válidos, o petista soma 52% das intenções de voto, contra 48% do atual presidente. O levantamento contou com 3,5 mil entrevistas entre 3 e 5 de outubro, com pessoas de todo o Brasil.
Equilíbrio entre Lula e Bolsonaro
No total de votos do PoderData, Lula possui 48%, enquanto Bolsonaro ostenta 44%. Além disso, brancos e nulos compõem 6%, e 2% não souberam responder. Portanto, como a votação inclui apenas os votos válidos, essa porcentagem de 8% não entra em consideração.
A margem de erro da PoderData é de 1,8 pontos percentuais. Isso significa que, embora Lula e Bolsonaro estejam muito próximos um do outro, não chega a ser uma situação de empate técnico. Em um cenário no qual Lula caísse na margem de erro e Bolsonaro subisse, eles poderiam ficar com 50,2% e 49,8%, respectivamente. Assim, Lula se manteria na frente, mas com uma vantagem apertada.
A PoderData também levou em consideração outras questões. Entre as mulheres, Lula tem vantagem de 54% contra 46% de Bolsonaro. Já entre os homens, os candidatos apresentam um empate de 50% a 50%. Quanto à escolaridade, Lula se dá melhor entre os eleitores que cursaram até o Ensino Fundamental, enquanto Bolsonaro se sobressai com os que completaram o Ensino Médio, mas não o Superior.
Analisando geograficamente, Lula tem uma clara vantagem no Nordeste (67% a 33%). Por outro lado, Bolsonaro ganha no Sul (56% a 44%) e no Sudeste (53% a 47%). No Centro-Oeste e no Norte, há uma situação de empate técnico, mas com o atual presidente um pouco à frente nas duas regiões.