Polícia apreende 100 kg de carne de cavalo que seriam vendidas, em Aparecida

Uma operação conjunta da Polícia Militar e Vigilância Sanitária de Aparecida de Goiânia apreendeu cerca de 100 kg de carne de cavalo, que seriam comercializadas em açougues do município. O caso ocorreu na noite desta quarta-feira, 13, em uma chácara do setor Veiga Jardim. O produto, que é inapropriado para consumo humano, foi enviado para descarte no aterro sanitário da cidade.

De acordo com o Batalhão Rural da Polícia Militar, a corporação recebeu uma denúncia sobre o abate dos animais para a venda. Diante das informações, a equipe acionou a Vigilância Sanitária. Ao chegar ao local indicado, os militares se depararam com um veículo caindo na chácara, em atitude suspeita.

Eles abordaram o carro e, durante vistoria, encontraram a carne de cavalo no porta-malas do veículo. Para os policiais, os dois suspeitos assumiram que nos minutos anteriores haviam realizado o abate de dois cavalos e enterrado as respectivas carcaças no quintal da residência. Além disso, eles afirmaram que a carne seria comercializada e destinada ao consumo humano.

A equipe da Vigilância Sanitária analisou as carnes encontradas pela polícia e atestou se tratar de produto impróprio para consumo, providenciou o descarte apropriado. Ainda segundo a pasta, é de extrema importância que a população denuncie atividades suspeitas. E garante que este é o principal meio para a identificação de ações que afetam negativamente a saúde e a economia de milhares de pessoas.

Maus-tratos

Os suspeitos foram presos por maus-tratos a animais. A pena para esse tipo de crime pode variar de 3 meses a 1 ano de prisão, mas pode ter um aumento nos casos de morte do animal. Além disso, o acusado também deve pagar uma multa no valor mínimo de R$ 200,00 e o valor máximo de R$ 200 mil, observando a gravidade dos fatos, tendo em vista os motivos da infração e suas consequências para a saúde pública e para a proteção animal.

Denúncia de maus-tratos a animais

Denúncias sobre maus-tratos e abandono de animais, ou qualquer outro tipo de crime ambiental, podem ser registradas pelos canais de atendimento do órgão, que funciona 24h, pelos telefones 3238-7217 ou 3238-7220, ou enviar mensagem de texto para o WhatsApp 98459-1661.

Denúncias Sanitárias

A Vigilância Sanitária de Aparecida de Goiânia tem por objetivo o cuidado com a saúde pública, fiscalizando e licenciando empresas que prestam serviço nas mais diversas áreas e também em assistência à saúde. A população do município pode acionar e realizar denúncias pelo telefone (62) 3545-1215

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp