Polícia prende ex-superintendente da SMT, em Formosa com armas e munições

Nessa quarta-feira (06), a Polícia Civil de Goiás cumpriu mandados de busca e apreensão e realizou a prisão preventiva do ex-superintendente Municipal de Trânsito e de sua assessora. Foram apreendidas três armas de fogo, sendo uma espingarda calibre .22, uma espingarda calibre .26 e uma espingarda calibre .12, além de diversas munições.

A equipe do Grupo de Repressão a Crimes Patrimoniais (Gepatri) cumpriu os mandados de busca e apreensão no Assentamento Santa Maria, em São João D´Aliança, no interior goiano. As investigações tem por finalidade angariar maiores elementos informativos para concluir a apuração do crime de corrupção passiva envolvendo a Superintendência Municipal de Trânsito de Formosa.

Ex-superintendente de Trânsito de Formosa é preso por corrupção passiva (Foto: Polícia Civil de Goiás)

De acordo com o delegado regional de Formosa, José Antônio Sena “o então Superintendente, mediante cobrança de vantagem indevida, autorizava a liberação, sem respaldo legal para isso, de veículos apreendidos”, diz. Ou seja, os veículos apreendidos por irregularidades administrativas eram liberados mediante o pagamento de valores elevados sem passar por vistorias.

Além das prisões, várias residências foram objetos de busca e apreensão. Segundo o delegado, o objetivo é de que as investigações sejam concluídas o mais rápido possível.

Entenda como funcionava o esquema

O veículo que era abordado em uma atividade de rotina e tinha alguma pendência administrativa, era apreendido em uma barreira. Então, era conduzido por um guincho até o pátio da SMT. Pela lei esses veículos só podem voltar às ruas caso regularizassem sua situação.

Ao chegar no pátio da SMT, servidores cobravam do proprietário um valor acima da média para que pudesse ser liberado sem a necessidade de regularização. Ainda, segundo o delegado, havia também um esquema de “rachadinha” envolvendo o guincho “o contratado (guincho) tinha que deixar uma parte desse dinheiro para os servidores do órgão”, informa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp