”Polícia Civil ao Seu Lado” leva atendimento a vítimas de violência doméstica em Cavalcante

A Polícia Civil de Goiás realizou, entre os dias 26 e 30 de julho, em Cavalcante, o projeto ”Polícia Civil ao Seu Lado” com foco em atender vítimas de violência doméstica e sexual. Trata-se de uma ação inédita que estende o serviço prestado pela Polícia Civil goiana aos pontos remotos do Estado, como nas comunidade quilombolas localizadas na zona rural, distante da capital e da sede do munícipio. O trabalho faz parte de uma determinação do Delegado-Geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço, para o desenvolvimento de ações relativas ao atendimento de vulneráveis.

De acordo com o titular Regional de Posse, Alexandre Câmara, a região de Cavalcante é considerada bastante vulnerável e com alta incidência desses crimes, inclusive entre a comunidade Kalunga. Por isso, a cidade foi escolhida para iniciar a ação.

A campanha, desempenhada pela 13ª Delegacia Regional de Posse, conta com várias vertentes. Uma delas foi a criação de uma força-tarefa pra dar mais agilidade na conclusão de inquéritos relacionados a violência doméstica e abuso sexual.

Durante a semana, várias equipes policiais realizaram atendimentos às vítimas, por meio da Delegacia Móvel. Além disso, foi realizada a confecção de 449 RGs, por meio do Instituto de Identificação da PCGO. Também foram concluídos e remetidos ao Poder Judiciário 18 inquéritos policias, cumprindo 1 mandado de prisão preventiva e 39 atendimentos especializados (oitiva de vítimas, testemunhas e atendimento psicológico).

Delegacia Móvel

O atendimento à população vulnerável foi realizado de forma intensiva, com apoio da Delegacia Móvel. No veículo, que funciona como uma espécie de cartório, foi feito o trabalho de orientação e coleta de denúncias. A Delegacia percorreu o município de Cavalcante ao longo da semana, além da zona rural e o município de Teresina de Goiás. Para reforçar o atendimento, foram enviados à região mais delegados, agentes policiais e psicólogos, que fizeram o acompanhamento das vítimas de violência doméstica e sexual.

RGs

Também atuou na campanha o Instituto de Identificação da Polícia Civil, com a confecção de carteiras de identidade. Ao todo, oito servidores trabalham de segunda (26) a quinta-feira (29) na emissão de RGs na região. Qualquer pessoa pode buscar o serviço, que é gratuito, basta ser entregue os documentos necessários (certidão de nascimento, casamento, comprovante de endereço).

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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