Press "Enter" to skip to content

”Polícia Civil ao Seu Lado” leva atendimento a vítimas de violência doméstica em Cavalcante

A Polícia Civil de Goiás realizou, entre os dias 26 e 30 de julho, em Cavalcante, o projeto ”Polícia Civil ao Seu Lado” com foco em atender vítimas de violência doméstica e sexual. Trata-se de uma ação inédita que estende o serviço prestado pela Polícia Civil goiana aos pontos remotos do Estado, como nas comunidade quilombolas localizadas na zona rural, distante da capital e da sede do munícipio. O trabalho faz parte de uma determinação do Delegado-Geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço, para o desenvolvimento de ações relativas ao atendimento de vulneráveis.

De acordo com o titular Regional de Posse, Alexandre Câmara, a região de Cavalcante é considerada bastante vulnerável e com alta incidência desses crimes, inclusive entre a comunidade Kalunga. Por isso, a cidade foi escolhida para iniciar a ação.

A campanha, desempenhada pela 13ª Delegacia Regional de Posse, conta com várias vertentes. Uma delas foi a criação de uma força-tarefa pra dar mais agilidade na conclusão de inquéritos relacionados a violência doméstica e abuso sexual.

Durante a semana, várias equipes policiais realizaram atendimentos às vítimas, por meio da Delegacia Móvel. Além disso, foi realizada a confecção de 449 RGs, por meio do Instituto de Identificação da PCGO. Também foram concluídos e remetidos ao Poder Judiciário 18 inquéritos policias, cumprindo 1 mandado de prisão preventiva e 39 atendimentos especializados (oitiva de vítimas, testemunhas e atendimento psicológico).

Delegacia Móvel

O atendimento à população vulnerável foi realizado de forma intensiva, com apoio da Delegacia Móvel. No veículo, que funciona como uma espécie de cartório, foi feito o trabalho de orientação e coleta de denúncias. A Delegacia percorreu o município de Cavalcante ao longo da semana, além da zona rural e o município de Teresina de Goiás. Para reforçar o atendimento, foram enviados à região mais delegados, agentes policiais e psicólogos, que fizeram o acompanhamento das vítimas de violência doméstica e sexual.

RGs

Também atuou na campanha o Instituto de Identificação da Polícia Civil, com a confecção de carteiras de identidade. Ao todo, oito servidores trabalham de segunda (26) a quinta-feira (29) na emissão de RGs na região. Qualquer pessoa pode buscar o serviço, que é gratuito, basta ser entregue os documentos necessários (certidão de nascimento, casamento, comprovante de endereço).