Polícia Civil concluí investigações sobre conflito entre Torcidas Organizadas em Goiânia

A Polícia Civil de Goiás, por meio da DPCA/Goiânia concluiu as investigações associadas ao conflito entre Torcidas Organizadas ocorrida no  dia 11/04//2021, o qual terminou no atropelamento de dois adolescentes que não são participantes dos grupos, gerando as vítimas traumatismo craniano e outras diversas lesões físicas.

16 pessoas foram indiciadas pelos crimes investigados, entre eles tentativa de homicídio, roubo, omissão de socorro, associação, associação criminosa, apologia ao crime, como também os crimes previstos no Estatuto do Torcedor, diante da prática deliberada de violência em um raio de 5.000 metros ao redor do evento esportivo (Estádio OBA).

Ao longo das investigações, descobriu-se ainda que parte dos indivíduos estariam envolvidos em outra associação criminosa, voltada à prática de Golpes via Pix no Estado de Goiás, utilizando os meios virtuais para iludir vítimas, geralmente vulneráveis, a fim de extrair vantagens ilícitas. Além disso a Polícia Civil apurou que um dos membros do grupo também atuava na prática do crime de tráfico de drogas. Os indivíduos também foram indiciados por estelionato qualificado, associação criminosa e tráfico de drogas.

A Polícia Civil considerou que o crimes tiveram como motivação a guerra entre as torcidas organizadas no estado (Esquadrão Vilanovense X Força Jovem Goiás) e perante o histórico violento destas associações rivais, a polícia civil sugeriu ao MP-GO e ao TJ-GO a suspensão das respectivas atividades destes grupos, de forma que impeça a utilização de faixas, vestimentas, cartazes, bandeiras ou qualquer outro meio que os faça serem identificados como torcidas organizadas, tanto em estádios, quanto fora deles.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos