Polícia Civil convoca vítimas de celulares roubados para operação Rastreio: mais de 1,4 mil aparelhos serão devolvidos

policia-civil-convoca-vitimas-de-celulares-roubados-para-operacao-rastreio3A-mais-de-12C4-mil-aparelhos-serao-devolvidos

A Polícia Civil começou a convocar vítimas de celulares roubados e furtados para devolver aparelhos recuperados na operação Rastreio. Os contatos com as vítimas serão feitos através de ligações por números das delegacias ou através de mensagens de whatsapp. Desde maio, quando a “Operação Rastreio” começou, os agentes já apreenderam mais de 4,7 mil celulares roubados ou furtados. Nesta etapa, serão devolvidos cerca de 1,4 mil aparelhos. Os demais estão sendo periciados e as investigações seguem para identificar e localizar os verdadeiros donos. A Operação Rastreio mobiliza todas as delegacias do estado e mira a cadeia criminosa que revende celulares roubados, muitas vezes com nota fiscal falsa ou sem documentação. De acordo com a polícia, a meta é barrar a circulação desses aparelhos no mercado informal, incluindo shoppings populares e lojas de manutenção.

Os celulares poderão ser recuperados na Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio, e em diferentes delegacias na Região Metropolitana: 52ª DP (Nova Iguaçu), 55ª DP (Queimados), 59ª DP (Duque de Caxias), 65ª DP (Magé), 74ª DP (Alcântara) e 76ª DP (Niterói). No interior do Estado, as devoluções serão feitas nas delegacias distritais de cada município. Em junho, a polícia fez uma ação para devolução e entrega voluntária de aparelhos furtados que já estavam nas mãos de outras pessoas. Cerca de 3 mil novos usuários dos dispositivos foram comunicados de que deveriam devolvê-los em um prazo de até 72 horas.

Quase mil pessoas procuraram as delegacias para fazer a entrega voluntária. Quem não devolveu os aparelhos produtos de crime passou a ser alvo de investigação por receptação. No dia 1 de julho, a Polícia Civil foi às ruas para recuperar aparelhos e capturar receptadores. Desde o início da operação, já são mais de 260 presos. O aplicativo Celular Seguro RJ foi lançado e se transformou em uma ferramenta de investigação da polícia, que permite o cadastro de IMEIS dos aparelhos e a consulta de possíveis restrições dos celulares. A polícia visa barrar a ação de receptadores de celulares roubados, evitando sua circulação no mercado informal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp