A Polícia Civil (PC) deflagrou, na manhã desta terça-feira, 10, a Operação Protectio XXI, cumprindo 44 mandados judiciais na Região Metropolitana de Goiânia. A operação tem como alvo um esquema de “falso financiamento”, envolvendo 20 mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão.
O golpe funcionava por meio de anúncios de veículos na internet. As vítimas entravam em contato com as empresas responsáveis, que prometiam a aquisição rápida e facilitada do bem, solicitando um valor como entrada de financiamento. No entanto, após o prazo, os compradores percebiam que não haviam adquirido o veículo e, ao tentar cancelar o contrato, descobriam que haviam assinado um acordo de consultoria de crédito, não conseguindo reaver o dinheiro.
As investigações começaram em 2023 e resultaram em mais de 50 mandados judiciais, com buscas em residências e empresas dos envolvidos, além da suspensão das atividades de mais de 30 empresas. Documentos e celulares foram apreendidos, e centenas de consumidores já foram identificados como vítimas, com a possibilidade de novos casos surgirem.
A investigação agora foca em responsabilizar criminalmente os envolvidos por crimes como estelionato, organização criminosa e violações às relações de consumo.