O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) confirmou na segunda-feira, 6 de janeiro, a existência de fissuras no tanque de um dos caminhões que afundou no Rio Tocantins após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. Esta ponte liga o Tocantins ao Maranhão. O veículo da empresa Pira-Quimica transportava 23 mil litros de ácido sulfúrico.
Mergulhadores identificaram, na última sexta-feira, a presença de duas fissuras no tanque, após a equipe da Marinha do Brasil suspeitar de um possível vazamento durante a operação de busca e resgate das vítimas. O Ibama solicitou um relatório oficial das informações obtidas no local pela equipe da Pira-Química, que deve ser concluído até esta quinta-feira.
As análises da qualidade da água do Rio Tocantins, realizadas diariamente, não demonstram alterações consideráveis. “Até o momento, os parâmetros avaliados estão dentro da normalidade para água doce. Desde a queda da ponte, não foi constatado impacto à fauna local,” afirmou o Ibama em nota.
Outros caminhões envolvidos
Além do caminhão da Pira-Química, outros dois caminhões com produtos tóxicos foram afetados pela queda da ponte. Um deles, da empresa Videira, transportava 40 mil litros de ácido sulfúrico, e a análise visual de mergulhadores constatou que o tanque permanece intacto. O terceiro veículo, da empresa Suminoto, transportava bombonas carregadas com agrotóxico. Mergulhadores contratados pela empresa realizarão o trabalho de sondagem da carga no fundo do rio.
Especialistas temem impactos ambientais e contaminação do rio a longo prazo. “O tanque representa uma ameaça latente para o meio ambiente, caso não seja retirado. É preciso que ele seja retirado com a brevidade e a segurança necessária para evitar a extensão dos danos,” explica Carlos Eduardo Canejo, professor e pesquisador do Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida (UVA).
O desabamento da ponte resultou em 14 mortos até o sábado, com três pessoas ainda desaparecidas. O Ibama notificou as empresas e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) para apresentar Planos de Atendimento à Emergência (PAEs) com análise de riscos para a retirada dos caminhões e produtos depositados no fundo do rio.