Polícia Civil de Sorocaba anuncia reforço e mudança nas DDMs para 2025

Polícia Civil anuncia reforço nas equipes e mudança nas DDMs de Sorocaba e Itu para 2025

Delegacia Seccional de Sorocaba informou que esclareceu cerca de 2,5 mil crimes e prendeu cerca de 1 mil pessoas na região de Sorocaba (SP) em 2024, conforme balanço apresentado nesta quarta-feira (8).

Delegacia Seccional de Sorocaba (SP) — Foto: Google Street View/Reprodução

De acordo com a delegacia Seccional de Sorocaba (SP), anunciou, nesta quarta-feira (8), que prevê o aumento de policiais nas equipes que atuam na região de Sorocaba, o que deve contribuir para intensificar as ações de combate ao crime organizado, tráfico de drogas, dano ao patrimônio e homicídios em 2025.

Participe do canal do De Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

De acordo com o delegado da Seccional, José Humberto Urban Filho, já houve reforço nas equipes e mais policiais devem integrar as unidades em breve. No entanto, Urban não detalhou a quantidade de funcionários que serão contratados e não estipulou prazo para as novas contratações.

“Os novos policiais já chegaram, estão desenvolvendo muito bem suas novas funções. Nossa expectativa era positiva e eles estão atendendo essa expectativa”, destacou.

Delegado José Humberto Urban Filho, da Delegacia Seccional de Sorocaba (SP), destaca planos para reforçar combate ao crime na região em 2025

Além do reforço nas equipes, o delegado também anunciou que as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba e de Itu (SP) vão mudar de endereço. Conforme Urban, os novos postos de atendimentos serão em locais mais acessíveis às vítimas. O delegado também não informou o prazo para a mudança das delegacias.

“Inteligência, crime contra o patrimônio, Delegacia de Defesa da Mulher, tráfico de entorpecentes vão ser a nossa atuada para 2025. Nós vamos combater isso fortemente.”

Bairros com maior número de vítimas de violência doméstica ficam em média a 13 km da DDM de Sorocaba; veja mapa

CRIMES ESCLARECIDOS EM 2024

Ainda durante a coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, o delegado José Urban apresentou um balanço sobre as ações da Polícia Civil feitas em 2024. Foram realizadas 301 operações em todo o ano passado, que resultou na prisão de 1.001 pessoas. Deste total, 46 adolescentes foram apreendidos.

Em relação ao combate ao tráfico de drogas, a polícia destaca que apreendeu 359 quilos de entorpecentes e incinerou cerca de 1,9 tonelada de drogas apreendidas anteriormente. Também foram apreendidas 58 armas de fogo e 45 veículos com registro de furto ou roubo foram recuperados.

Conforme Urban, foram esclarecidos cerca de 2,5 mil crimes no ano passado, além da finalização de 10.713 investigações policiais.

A Polícia Civil informou ainda que concedeu 1.489 medidas protetivas às vítimas de violência doméstica.

Delegacia Seccional de Sorocaba apresenta balanço de ações de combate ao crime em 2024

MENOS OPERAÇÕES E PRISÕES

Conforme o balanço da Polícia Civil divulgado em janeiro do ano passado, o saldo de operações e prisões de 2024 é menor do que o de 2023. Segundo a Seccional, em 2023 foram realizadas 374 operações, contra 301 ações policiais realizadas no ano passado.

O número de pessoas presas em 2023 também é maior, 1.268 prisões foram realizadas ante 1.001 em 2024.

Veja mais notícias da região no De Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: ASSISTA ÀS REPORTAGENS DA TV TEM

50 vídeos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Acidente em Ubatuba: Fatores que explicam a incrível sobrevivência da família após explosão de jatinho. O que ocorreu?

Acidente em Ubatuba: o que pode explicar a família ter sobrevivido à explosão de jatinho?

Em um acidente aéreo impressionante em Ubatuba, uma família surpreendentemente sobrevive à explosão de um jatinho que ultrapassou a pista e colidiu na praia. Diversos especialistas analisaram o ocorrido e apontaram diversos fatores que contribuíram para a sobrevivência dos passageiros. O piloto infelizmente não resistiu, mas pai, mãe e duas crianças conseguiram sobreviver ao terrível acidente.

Para especialistas como Gerardo Portela, especialista em gerenciamento de risco, e Miguel Angelo, diretor de segurança operacional da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves, uma combinação de fatores favoreceu o desfecho surpreendente. Cada obstáculo que a aeronave encontrou pelo caminho foi fundamental para tirar energia e força do avião, impedindo que colidisse com algo maior que pudesse causar um impacto fatal.

Dentre os obstáculos que a aeronave enfrentou, destacam-se o gramado, o gradil do aeródromo, os equipamentos da praça de skate, uma mureta, areia e, por fim, o mar. O momento em que o tanque de combustível se rompeu e explodiu foi crucial, pois a asa se separou da aeronave, consumindo a maior parte do combustível na explosão. A fuselagem rumou em direção à praia, onde tocou a areia e capotou, absorvendo a energia remanescente e preservando a vida dos passageiros.

Durante o resgate das vítimas, o pai demonstrou estar consciente e colaborou na retirada das crianças e dos demais passageiros. A capitã Érica Ramalho, que participou do resgate, relata que ele foi fundamental para auxiliar no salvamento. A suspeita é de que os passageiros estivessem utilizando cinto de segurança, considerando que saíram praticamente ilesos do acidente.

O piloto infelizmente ficou preso nas ferragens e não conseguiu resistir, mas a família conseguiu sobreviver graças a uma incrível combinação de fatores determinados pela física e pela sequência de obstáculos enfrentados pela aeronave. O acidente em Ubatuba se tornou um verdadeiro milagre às vítimas, e mais uma história surpreendente que destaca a importância do trabalho dos especialistas em situações tão extremas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp