Polícia Civil desarticula grupo especializado em furtos de caminhonetes

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira, 15, a operação Sétimo Mandamento , com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no furto de caminhonetes.

Foram cumpridos 15 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e São Paulo. Também foram apreendidas armas e bloqueadores de celular. A operação é coordenada pelo delegado Fábio Meireles, da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA).

Segundo a Polícia Civil, a investigação demorou mais de um ano. A DERFRVA informou que o grupo furtava caminhonetes de alto valor e conduzia os veículos para desmanche e revendas de peças nas lojas da Capital. De acordo com a investigação, a organização criminosa atuava em Goiás e também no estado de São Paulo.

A Polícia Civil suspeita de que o grupo seja responsável por mais de 100 furtos de caminhonetes ocorridos nos últimos dois anos em Goiânia. A operação contou com a participação de 120 policiais civis e peritos criminais do Instituto de Criminalística e Identificadores do Instituto de Identificação.

A corporação concederá uma entrevista coletiva ainda nesta quarta-feira para detalhar o caso.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Inmet alerta sobre riscos da baixa umidade na região central do país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alertas sobre os riscos causados pela baixa umidade em diversas partes do país, com maior intensidade no Centro-Oeste e parte do Sudeste, onde a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 12%.

A situação mais preocupante, com alerta de “grande perigo”, abrange a região central do país, incluindo o oeste de Minas Gerais e o noroeste de São Paulo.

De acordo com o aviso do Inmet, com umidade entre 12% e 20% há risco potencial de incêndios florestais e de problemas de saúde, em especial doenças pulmonares, dores de cabeça, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

As áreas mais afetadas são Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, bem como áreas do Sudeste como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Araçatuba, em São Paulo; Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em Minas Gerais.

Nessas localidades, a indicação é de que as pessoas bebam bastante líquido – mas que se evite bebidas diuréticas como café e álcool – e que evitem atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia. É também recomendado o uso de hidratante para a pele e que se umidifique o ambiente.

O Inmet divulgou também um alerta de perigo potencial em uma área mais ampla, onde a umidade relativa do ar deverá variar entre 20% e 30%, pegando não apenas Centro Oeste e Sudeste, como o Sul do país e a parte oeste do Nordeste, incluindo o oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia, e boa parte do Maranhão, Piauí e Ceará.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp