Polícia Civil desarticula organização criminosa especializada em crimes cibernéticos

Policiais civis de Goiás e Tocantins, além da Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança, cumpriram, nesta terça-feira (8), quatro mandados de busca e apreensão de dois veículos de luxo, além de dois foragidos nos Estados de Goiás e Tocantins.

A Operação Ostentação cumpriu diligências nos dois Estados com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na prática de fraudes bancárias via internet, que já causou prejuízos a uma instituição bancária calculados em R$ 1 milhão. Ao todo, estima-se que clientes de 23 estados tenham sido lesados pela ação da quadrilha.

De acordo com as investigações, coordenadas pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos do Tocantins (DERCC-TO), os crimes eram praticados possivelmente com a utilização de máquinas virtuais em serviços de nuvens, com servidores instalados dentro e fora do país, e, através softwares maliciosos, possivelmente infectavam os dispositivos utilizados pelas vítimas para acessarem o internet banking, apoderando-se a, partir de então, dos dados dos clientes.

A operação resultou na expedição de cinco mandados de prisões temporárias, sete mandados de busca e apreensão, sete ordens de sequestros de veículos de luxos, bem como imóveis, além do bloqueio do importe de R$ 1 milhão nas constas bancárias dos suspeitos. Em Goiás, foram apreendidos uma Land Hover e um automóvel marca BMW.

A investigação foi deflagrada após serem identificados que clientes de 23 Estados do país tiveram suas contas bancárias invadidas e os valores furtados para realizações de transações ilícitas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos