Polícia Civil desmantela esquema de receptação de peças furtadas do VLT em Santos (SP)

Polícia Civil desarticula esquema de receptação de peças furtadas do VLT no litoral de SP

Materiais do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram encontrados em um ferro-velho em Santos (SP).

Peças foram localizadas por policiais civis em Santos (SP) — Foto: Polícia Civil e Marcela Damore/TV Tribuna

A Polícia Civil desarticulou um esquema de receptação de peças furtadas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos, no litoral de São Paulo. Os materiais foram encontrados em um ferro-velho na cidade após a corporação receber uma denúncia anônima. A proprietária do local foi indiciada.

A ação aconteceu na Rua Bittencourt, no bairro Vila Nova, na última segunda-feira (9). No local, os investigadores do 2º Distrito Policial de Santos encontraram pedaços do trilho do VLT e peças de cobre, além de cigarros da marca Gift, proibidos no Brasil.

De acordo com a Polícia Civil, um homem apareceu no ferro-velho durante a inspeção dos agentes. Ele disse ser um morador em situação de rua que ajuda no local em troca de dinheiro para comprar drogas. A proprietária pelo espaço, ainda segundo ele, é uma mulher de 23 anos.

Em nota, a corporação informou que a mulher não foi encontrada no local, mas foi indiciada. Os agentes localizaram o carro dela no espaço e apreenderam sacos com fios, chapas e peças de cobre, além de cartões bancários e um spray pimenta.

O representante da empresa Alya Construtora, responsável pelas obras do VLT, reconheceu o pedaço de trilho, as chapas de cobre e os fios de cobre como sendo os itens furtados. Os materiais foram devolvidos à companhia. Ainda de acordo com a Polícia Civil, o ferro-velho estava proibido de funcionar, conforme informações divulgadas pela Guarda Civil Municipal (GCM). A perícia também foi chamada ao local.

O Terminal do Paquetá, localizado na Rua João Pessoa, foi furtado em Santos (SP) no último dia 8 de novembro. Os criminosos levaram uma porta de alumínio e cabeamento de cobre. Ninguém foi preso na ocasião.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) lamentou os atos de vandalismo e furtos de metais da obra do VLT. Segundo a companhia, a Alya Construtora realiza rondas com segurança patrimonial e analisa medidas complementares para evitar as ocorrências. Por meio de nota, a EMTU acrescentou que a população também pode colaborar na prevenção dos casos informando qualquer atitude suspeita por meio do número de telefone 190, da Polícia Militar. Tanto a empresa quanto a construtora responsável pelas obras afirmaram que estão à disposição das autoridades para informações adicionais sobre a ocorrência.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Motociclista de 18 anos é baleado em perseguição em Taubaté: adolescente de 16 anos também ferido

Motociclista de 18 anos é baleado por DE durante perseguição em Taubaté

Um adolescente de 16 anos estava na garupa da e também ficou ferido na tentativa de fuga.

O caso foi registrado na Delegacia Seccional de Taubaté — Foto: Laurene Santos/TV Vanguarda

Um motociclista de 18 anos foi baleado enquanto era perseguido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Taubaté (SP) na noite desta terça-feira (24). Um adolescente de 16 estava na garupa da moto e também se feriu na abordagem.

De acordo com a Guarda Civil Municipal o caso aconteceu na Rua Capitão Paulo José Menezes Filho, no Areão.

Uma equipe da GCM fazia um patrulhamento de rotina quando viu dois homens em uma moto em atitude suspeita. O garupa estava com um objeto na mão que aparentava ser uma arma de fogo.

Os guardas tentaram abordar a dupla, mas o motociclista não respeitou a ordem de parada e fugiu. Durante a fuga, o jovem que estava na garupa apontou o objeto que aparentava ser uma arma na direção da equipe.

Um dos guardas atirou contra os suspeitos e atingiu o jovem que pilotava a moto. O adolescente tentou fugir a pé, mas também acabou sendo apreendido.

Por conta dos ferimentos, o jovem foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santa Helena. Mesmo sem ter sido atingido pelo disparo, o adolescente também se machucou na fuga e também foi socorrido.

Por conta dos ferimentos, os dois foram levados para o Hospital Regional de Taubaté, onde seguem internados. O estado deles é estável.

Com a dupla, a GCM apreendeu um simulacro de arma de fogo e um celular. A moto onde os dois estavam apresentava características de que havia sido adulterada e também foi recolhida.

DE acionou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), que informou que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO BRAGANTINA_REFER TO ORIGINAL TEXT_HERE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp