Polícia Civil disponibiliza emissão de 2ª via do RG pela internet; saiba como fazer

2ª via RG

A Polícia Civil disponibilizou pela internet 2ª via simplificada do Registro de Identidade (RG). O documento pode ser feito em casa através da internet, cadastrando os documentos pessoais no site.

Para solicitar, é necessário que a pessoa tenha emitido o RG nos últimos três anos – desde 2019. Depois, basta fazer o requerimento pela internet, no site da Secretaria de Segurança Pública de Goiás.

É necessário preencher os campos com CPF, telefone e e-mail corretamente. Após o pedido ser processado, será emitido um boleto com taca para pagamento em até sete dias úteis.

Durante a solicitação, o cidadão precisa escolher a unidade do Vapt-Vupt em que pretende buscar o documento impresso, devendo agendar horário para atendimento. Em Goiânia e na Região Metropolitana, o documento fica pronto em até 10 dias. Já no interior, são 15 dias úteis, após o pagamento do boleto.

A Polícia Civil ressalta que somente o dono do documento poderá retirá-lo no Vapt-Vupt. No dia de pegar o documento impresso, o cidadão deverá realizar autenticação biométrica e também apresentar a certidão de nascimento ou casamento.

RG digital

Já está disponibilizado também o RG Simplificado. Disponível nas lojas de aplicativo Android ou IOS, o aplicativo RG Digital Go pode ser baixado pela população que possui RG emitido no Estado a partir do ano de 2019.

Com o aplicativo, será possível portar o documento de RG no próprio celular, sem necessidade do documento impresso. Trata-se portanto, de uma espécie de identificação por meio de dispositivo eletrônico.

Quem tem a carteira de identidade impressa até 2018, pode solicitar uma segunda via do documento a fim de obter o registro digital. O aplicativo é gratuito e possui todos os requisitos de segurança, integridade e validade jurídica.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp