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Polícia Civil disponibiliza emissão de 2ª via do RG pela internet; saiba como fazer

A Polícia Civil disponibilizou pela internet 2ª via simplificada do Registro de Identidade (RG). O documento pode ser feito em casa através da internet, cadastrando os documentos pessoais no site.

Para solicitar, é necessário que a pessoa tenha emitido o RG nos últimos três anos – desde 2019. Depois, basta fazer o requerimento pela internet, no site da Secretaria de Segurança Pública de Goiás.

É necessário preencher os campos com CPF, telefone e e-mail corretamente. Após o pedido ser processado, será emitido um boleto com taca para pagamento em até sete dias úteis.

Durante a solicitação, o cidadão precisa escolher a unidade do Vapt-Vupt em que pretende buscar o documento impresso, devendo agendar horário para atendimento. Em Goiânia e na Região Metropolitana, o documento fica pronto em até 10 dias. Já no interior, são 15 dias úteis, após o pagamento do boleto.

A Polícia Civil ressalta que somente o dono do documento poderá retirá-lo no Vapt-Vupt. No dia de pegar o documento impresso, o cidadão deverá realizar autenticação biométrica e também apresentar a certidão de nascimento ou casamento.

RG digital

Já está disponibilizado também o RG Simplificado. Disponível nas lojas de aplicativo Android ou IOS, o aplicativo RG Digital Go pode ser baixado pela população que possui RG emitido no Estado a partir do ano de 2019.

Com o aplicativo, será possível portar o documento de RG no próprio celular, sem necessidade do documento impresso. Trata-se portanto, de uma espécie de identificação por meio de dispositivo eletrônico.

Quem tem a carteira de identidade impressa até 2018, pode solicitar uma segunda via do documento a fim de obter o registro digital. O aplicativo é gratuito e possui todos os requisitos de segurança, integridade e validade jurídica.