Polícia Civil e Defensoria Pública lançam programa de proteção à mulher

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), e a Defensoria Pública do Estado de Goiás, lançaram na manhã desta segunda-feira (15), a campanha “Defesa em Dobro”, com o objetivo de aprimorar a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica.

Além do atendimento na delegacia especializada, a partir de agora as vítimas de violência doméstica serão orientadas e encaminhadas à Defensoria Pública para receber auxílio jurídico gratuito e integral, passando a contar com segurança jurídica como forma de pôr fim ao ciclo de violência existente.

Para o delegado geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, para cada ocorrência registrada na Deam, há uma ação correlata da Defensoria Pública, e é cada vez mais necessário estender o leque das ações de proteção às mulheres que sofrem agressão dentro do lar.

“Além das ações da Lei Maria da Penha, temos que buscar medidas que garantam a recuperação física e psicológica dessas mulheres, e também proporcionar auxílio para ações como divórcio, pensão alimentícia, guarda dos filhos, justa partilha de bens entre outros”, afirmou o delegado geral. “Por meio de parcerias como esta, estamos tendo a oportunidade de fazer da Polícia Civil, uma polícia cidadã”.

De acordo com a delegada Ana Elisa Gomes Martins, mensalmente são realizados cerca de 800 atendimentos na Deam, e cerca de 330 ocorrências acabam sendo registradas. Ela afirma que cerca de 40% das mulheres que fazem os registros buscam orientação sobre medidas que são oferecidas pela Defensoria Pública do Estado de Goiás.

“Essas medidas também são emergenciais, e vão garantir a boa convivência do casal, estando eles separados ou não. Precisamos tirar a mulher da condição de vítima para que ela tenha controle de sua própria vida”, explicou a delegada.

Por enquanto, as ações serão realizadas nas delegacias de atendimento à mulher do Setor Central e do Jardim Curitiba, em Goiânia, mas Polícia Civil e Defensoria Pública esperam que em breve as ações possam ser estendidas para todo o Estado.

.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp