Na manhã desta quarta-feira, 02, a Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT) e da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR) – com apoio da 14ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Jataí, Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/GT3) e colaboração da Secretaria Estadual da Economia (Secon) -, deflagrou a Operação Enxameação.
A operação investigou um frigorífico localizado no município de Jataí, seu proprietário, “laranjas” e escritório de contabilidade. Foi realizado cinco mandados de busca e apreensão e lavrou um Auto de Prisão em Flagrante (APF) pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.
Segundo apurado pela DOT e DERCR, os investigados, segundo apurado pela DOT criaram uma empresa de fachada em nome de laranjas para emitir notas fiscais fraudulentas do comércio de carne de gado.
A DOT começou as investigações após compartilhamento de provas realizado pela DERCR, decorrência da apuração de crime de roubo de gado nos municípios de Jataí e Mineiros.
Os valores totais de tributos sonegados, que pode passar a cifra dos R$ 2 milhões, está sendo auditado pela Secretaria da Economia. Os investigados responderão por crime tributário e falsidade ideológica, e terão que pagar os tributos sonegados acrescidos de multa.