Press "Enter" to skip to content

Polícia cumpre 22 mandados de prisão contra suspeitos de aplicar golpe do novo número

Última atualização 30/08/2022 | 09:20

Na manhã desta terça-feira, 30, a Polícia Civil (PC) cumpre 22 mandados de prisão contra suspeitos de participar do golpe do novo número, em Goiânia, Senador Canedo, Bonfinópolis e Goianira. Segundo os investigadores, os envolvidos atuam nos quatro municípios goianos, mas fizeram vítimas em todo o país, inclusive, em São Paulo. Uma delas, teve um prejuízo de R$ 115 mil.

Casa de um dos suspeitos de aplicar o golpe do novo número em Goiânia. (Foto: Divulgação / Polícia Civil )

Na época, segundo a PC, um dos suspeitos fingiu ser o filho de uma idosa através do aplicativo whatsapp, “informando falsamente possuir um novo número”. Para convencer a vítima a realizar as transferências, o criminoso alegou problemas no pagamento de quantias que ultrapassaram o valor de R$ 100 mil, as quais seriam destinadas a uma ‘surpresa’. Acreditando que estava ajudando o filho, a vítima fez cinco transferências. O caso ocorreu em março de 2021.

Ao ter conhecimento de que havia sido enganada, a mulher procurou o Grupo de Repressão a Estelionatos e outras Fraudes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (GREF/DEIC). Após alguns meses de investigação, os policiais prenderam cinco suspeitos.

As apurações continuam e os policiais identificaram outras duas vítimas e 24 pessoas suspeitas. Eles tiveram os mandados de prisão temporária decretados e 22 deles foram cumpridos na manhã desta terça-feira, 30. Durante o cumprimento dos mandados, um dos criminosos foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

Droga encontrada na casa de um dos suspeitos de aplicar o golpe do novo número. (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

Como a quadrilha se organizava:

Ao todo, 100 policiais participam da operação denominada como Mirum, que significa surpresa em latim.

Os investigados respondem por diversos estelionatos, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Se condenados, a pena pode chegar a 18 anos de reclusão, cada um.