A Polícia Civil de São Paulo, em conjunto com o Ministério Público, concluiu que a suposta tentativa de homicídio contra o ex-prefeito de Taboão da Serra, José Aprígio, em outubro de 2024, foi forjada. As investigações apontam que o ataque a tiros contra o veículo de Aprígio foi simulado por aliados do político para criar um fato político que impulsionasse sua candidatura à reeleição, mesmo após ele perder o segundo turno para Engenheiro Daniel, do partido União Brasil.
Em 18 de outubro de 2024, Aprígio afirmou ter sido atingido no ombro esquerdo por um tiro enquanto estava em um carro blindado, acompanhado de um motorista, um fotógrafo e um secretário, mas ninguém se feriu. O ataque gerou ampla repercussão nas mídias sociais. A investigação descartou a hipótese de atentado político e indicou que o ataque foi forjado.
Um dos atiradores foi preso e outros dois suspeitos permanecem foragidos. A arma utilizada não foi localizada. Há indícios de que o ex-prefeito pode ter participado da encenação, com envolvimento de secretários municipais.
É importante que a população entenda as implicações políticas do ocorrido, pois isso pode afetar a confiança nas futuras eleições.