Polícia Federal apreende carros de luxo do “Careca do INSS” em Brasília

Veículos foram apreendidos na garagem de um prédio no Setor Bancário Norte, em Brasília — Foto: Divulgação Polícia Federal

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira, 20, mandados de busca e apreensão contra Antonio Carlos Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. A ação faz parte de uma nova fase da Operação Sem Desconto, iniciada no fim de abril para investigar fraudes envolvendo repasses de aposentadorias a associações.

Antunes é apontado como um dos principais operadores de um esquema que desviava recursos de aposentadorias e pensões do INSS por meio de descontos considerados indevidos. Nesta etapa da operação, o foco foi a apreensão de veículos de luxo ligados a ele na capital federal.

De acordo com a PF, existem indícios de que Antunes movimentou cerca de R$ 1,3 bilhão entre 2021 e 2025. Esse valor teria sido arrecadado por meio de repasses feitos por entidades a empresas vinculadas ao investigado.

As investigações também apontam que essas empresas realizaram transferências financeiras para pessoas e empresas com ligações a servidores do próprio INSS, totalizando cerca de R$ 9,3 milhões.

A Operação Sem Desconto busca aprofundar as apurações sobre o esquema que, segundo a PF, afeta diretamente os benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp