Polícia Federal cumpre busca e apreensão em endereço de Collor

A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira, 21, um mandato de busca e apreensão em um endereço ligado ao ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Melo (PROS), em São Paulo. As buscas fazem parte da Operação Quinto Alto, que investiga propina em licenças ambientais no Ibama.

Em uma rede social, Collor se disse surpreso com o “ato inusitado”. Cerca de 50 policiais “fizeram busca e nada apreenderam; até porque não tinha o que ser apreendido”, disse o senador, que se declarou vítima e também que está com a consciência tranquila.

Além de São Paulo, há mandatos cumpridos em Curitiba, Pontal do Paraná e Gaspar, em Santa Catarina, em endereços vinculados a investigados. A operação foi autorizada pelo ministro do STF, Edson Fachin.

Imagem: Sérgio Lima/ Poder 360

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp