Polícia Federal deflagra Operação Campus Seguro contra ameaças na Unifesp em Santos, SP

policia-federal-deflagra-operacao-campus-seguro-contra-ameacas-na-unifesp-em-santos2C-sp

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (17), a Operação Campus Seguro para investigar ameaças de violência realizadas contra a comunidade acadêmica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Santos, no litoral de São Paulo. A corporação deu início às investigações após uma denúncia realizada pela própria universidade no portal Comunica-PF, relatando publicações em redes sociais que incitavam a violência extrema.

Entre as postagens, havia menções a um ‘possível massacre’ no campus Baixada Santista e diversas manifestações de ódio contra estudantes e servidores. Desta forma, a PF identificou o perfil responsável pelas publicações e descobriu que ele estava vinculado a um morador de Santos. A operação, portanto, cumpriu um mandado de busca e apreensão domiciliar no endereço dele para coletar elementos probatórios, que possam esclarecer os fatos.

As investigações visam garantir a segurança e integridade da comunidade acadêmica da Unifesp e evitar possíveis atos de violência. O dono do perfil que fazia ameaças na internet foi alvo direto da operação da PF, que atuou de forma rápida e eficaz para investigar e evitar possíveis ocorrências de massacre no campus da universidade.

Procurados, o Ministério da Educação e a Unifesp não se manifestaram sobre o assunto até a publicação desta reportagem. A ação da Polícia Federal reforça a importância do combate às fake news e ameaças virtuais, principalmente quando se trata de possíveis atos de violência que impactam diretamente a comunidade acadêmica de uma instituição de ensino renomada como a Unifesp.

A Operação Campus Seguro, realizada em Santos, no litoral de São Paulo, é mais uma ação das autoridades para garantir a tranquilidade e a segurança no ambiente acadêmico. A PF segue atuando de forma incisiva para identificar e punir aqueles que utilizam plataformas virtuais para disseminar o medo e incitar a violência.

A sociedade espera que operações como essa sirvam de alerta e inibam possíveis ameaças, protegendo assim a comunidade acadêmica e promovendo um ambiente de aprendizado seguro e livre de qualquer tipo de violência. A cooperação entre universidades, órgãos de segurança e a população em geral é fundamental para garantir a tranquilidade e o bem-estar de todos os envolvidos no ambiente universitário.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp