A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), a Operação Lucta, com o objetivo de coibir crimes relacionados ao tráfico de drogas e à comercialização ilegal de armas no Maranhão. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Caxias e Aldeias Altas, no estado.
A investigação, conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias, coletou indícios da possível existência de drogas e armas armazenadas de forma ilícita em um sítio na zona rural de Aldeias Altas e em uma residência em Caxias. Para a execução dos mandados, a equipe contou com o auxílio de um cão farejador, que teve a função de localizar os produtos ilícitos.
A operação mobilizou 14 policiais federais, com o apoio da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA). Os crimes investigados incluem tráfico e associação para o tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo e associação criminosa, cujas penas máximas acumuladas podem atingir até 37 anos de prisão.
A ação visa desarticular organizações criminosas envolvidas no tráfico de entorpecentes e no comércio ilegal de armamentos, fortalecendo o combate a essas práticas ilícitas no Maranhão. A PF ressalta a importância da integração entre as forças de segurança para o enfrentamento eficaz do crime organizado no estado.
A Operação Lucta é mais um passo no enfrentamento da criminalidade no Maranhão, demonstrando o compromisso das autoridades em combater de forma enérgica o tráfico de drogas e armas. A população pode colaborar com informações que auxiliem as investigações, denunciando atividades suspeitas através dos canais de denúncia disponíveis. A Polícia Federal segue atuando de forma contundente na repressão a crimes dessa natureza no estado.