Polícia Federal desarticula quadrilha hacker responsável por fraudes bancárias em Goiás

A Polícia Federal cumpriu, na manhã dessa quarta-feira (21), 43 mandados judiciais, sendo sete deles de prisão preventiva e uma temporária, contra um grupo criminoso especializado em fraudes bancárias pela internet, nos estados de Goiás, Tocantins, São Paulo e Pernambuco. Dentre os mandados estão ainda 11 de intimação e 24 de busca e apreensão. Foi determinada também a indisponibilidade de bens móveis e imóveis e o bloqueio das contas bancárias dos investigados, inclusive de moedas virtuais.

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Palmas, Tocantins. A investigação da PF levou a uma quadrilha composta por hackers com conexões internacionais que incluem criminosos cibernéticos do leste europeu. O grupo utilizava programas maliciosos para acessar remotamente os computadores das vítimas a fim de realizar transações bancárias eletrônicas fraudulentas como pagamentos, transferências e compras pela internet. Os mecanismos de segurança dos bancos foram burlados, gerando prejuízos de R$ 10 milhões só nos últimos nove meses.

Os membros dessa organização apresentam alto padrão de vida e utilizariam ainda de diversas empresas de fachada para movimentar e ocultar os valores obtidos por meio das atividades criminosas, investindo grande parte das vantagens ilícitas em moedas virtuais como a bitcoin, o que configura o crime de lavagem de dinheiro, segundo a Polícia Federal.

Também estão sendo intimados empresários que procuravam os criminosos com o objetivo para obter vantagem competitiva no mercado. Eles recebiam descontos de cerca de 50% para quitar impostos, pagar contas e realizar compras.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp