PF em Goiás anuncia indicativo de greve contra a reforma da previdência

O Sindicato dos Policiais Federais em Goiás (SINPEF/GO) decretou, na manhã de hoje (05), indicativo de greve da categoria, em virtude da reforma da previdência. Os policiais federais em Goiânia, Anápolis e Jataí podem paralisar as atividades caso a reforma siga no Congresso Nacional sem negociação com os trabalhadores.

“A reforma não está sendo negociada pelo governo, mas sim imposta”, alega o presidente do SINPE, José Francisco da Silva Junior. A decisão, anunciada após assembleia da categoria, foi discutida entre os profissionais de segurança pública, coordenados pela Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF).

Por enquanto, segundo o sindicato, a categoria continuará funcionando normalmente no Estado. Apesar disso, conforme o presidente do SINPEF, “se não houver negociação, a expectativa é que a polícia federal entre em greve nos próximos dias”. A categoria pontua que, a partir de decisão em assembleia com os 27 sindicatos ligados ao FENAPEF, se posiciona contra a reforma previdenciária como um todo, apesar da possibilidade de uma emenda para beneficiar os policiais.

Os trabalhadores da categoria possuem a chamada ‘aposentadoria policial’, prevista em constituição em razão da atividade de risco. Com a reforma, o Governo quer retirar a atividade de risco da aposentadoria policial, que aumentaria o tempo de contribuição. “Essa reforma na previdência estabelece uma aposentadoria fictícia, porque a idade mínima de 65 anos na prática não vai existir”, denuncia o presidente do SINPEF.

No calendário de atividades de mobilização, está prevista a manifestação dos trabalhadores da segurança pública em todo o Brasil, que acontece 18 de abril. Além disso, no dia 28 de abril uma paralisação nacional de todos os trabalhadores também está programada. Ambas as manifestações acontecem em Brasília.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp