Press "Enter" to skip to content

Polícia Federal passa a emitir novo passaporte; confira as mudanças

Última atualização 03/10/2023 | 14:41

A partir desta terça-feira, 03, a Polícia Federal passa a emitir o novo passaporte brasileiro. A mudança no documento busca identificar com maior segurança os viajantes e retrata a identidade do Brasil com representações das riquezas naturais e culturais através das páginas.

Este é o primeiro passaporte temático brasileiro. De acordo com o Governo Federal, o novo documento tem como objetivo aprimorar e modernizar os elementos de segurança, além de homenagear os Estados brasileiros. Na capa, a bandeira nacional ganhou um novo relevo seco timbrado na lateral direita e as páginas, agora mais coloridas, contam com um novo aumento no número de marcas d´água. São 13 novas ilustrações que representam a flora e a fauna dos principais biomas do país, além de fundos fluorescentes.

A página de identificação também ganhou novas atualizações e agora contam com uma imagem fantasma da foto do cidadão em preto e branco, além de uma foto formada por dados biométricos do portados. As informações são protegidas por um laminado de segurança.

Já em relação a segurança, o novo documento conta com tecnologias de impressão, marca d´água aprimoradas, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chip eletrônico, foto com inserção de elemento codificado e outros recursos que prometem proteger contra a falsificação do passaporte.

A taxa para emissão do documento continua a mesma, no valor de R$ 257,25 para passaporte comum. Segundo a PF, os solicitantes que entraram com o pedido de novo documento a partir da última sexta-feira, 19, irão receber o novo modelo.

Esta é a primeira mudança desde 2015, quando o passaporte passou a conter chip e a ser chamado de passaporte eletrônico. O prazo dele também foi ampliado para 10 anos.