Polícia Federal prende desembargador na Operação Unha e Carne

policia-federal-prende-desembargador-na-operacao-unha-e-carne

Policiais prenderam Macário em casa, na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro. Segundo apuração do g1, Macário foi o magistrado responsável por expedir o mandado de prisão do ex-deputado TH Joias na Zargun, em setembro. As equipes efetuaram 1 mandado de prisão e 10 de busca e apreensão, emitidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Preso inicialmente e posteriormente solto pela Alerj, o deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil) está sendo alvo de buscas nessa terça-feira. Em um episódio anterior, em 3 de novembro, Bacellar foi convidado para uma reunião com o superintendente da PF do Rio de Janeiro, Fábio Galvão, onde foi imediatamente detido e teve seu celular apreendido, com R$ 90 mil em espécie encontrado em seu veículo. A suspeita envolve vazamento de dados da Operação Zargun, que resultou na prisão de TH Joias.

TH Joias, preso por tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro, é acusado de negociar armas para o Comando Vermelho. Ele assumiu o mandato em junho e foi detido em setembro. A ordem de prisão de Bacellar foi emitida por Alexandre de Moraes, acompanhada do seu afastamento da presidência da Alerj, devido a fortes indícios de envolvimento em uma organização criminosa.

De acordo com Moraes, Bacellar estaria ativamente obstruindo investigações ligadas a facções criminosas e ao crime organizado, com influência no governo estadual. Campos Moreira, procurador-geral de Justiça do RJ, levantou a suspeita de vazamento durante a Operação Zargun, quando TH não foi encontrado em casa e posteriormente foi localizado na residência de um amigo.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp