Polícia Federal prende quadrilha por caixa 2 e compra de votos nas eleições: Operação Vis Occulta

PF prende quadrilha que fez caixa 2 para comprar voto nas eleições

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, sete de busca e apreensão e aplicadas medidas cautelares

A Polícia Federal [https://www.gov.br/pf/pt-br], com o apoio do Ministério Público Eleitoral [https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/glossario/termos/ministerio-publico-eleitoral] e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), deflagrou, nesta quinta-feira (5/12), a Operação Vis Occulta.

Desdobramento da Operação Mercato Clauso, a ação tem como objetivo desarticular um grupo criminoso estruturado e hierarquizado, responsável pela compra de votos e influência nas eleições em dezenas de municípios do Ceará.

As investigações revelaram indícios de que os valores utilizados para a compra de votos foram obtidos por meio de um esquema de caixa 2, envolvendo contratos públicos direcionados a empresas vinculadas à organização criminosa. Esses recursos eram destinados ao financiamento ilícito de campanhas eleitorais.

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, sete de busca e apreensão e aplicadas medidas cautelares a cinco investigados, como o recolhimento domiciliar noturno e o uso de tornozeleira eletrônica. As buscas concentraram-se em endereços na cidade de Fortaleza (CE).

Além das ações realizadas, foi autorizado o compartilhamento dos dados investigativos com as Promotorias Eleitorais de Canindé e Choró, com o objetivo de subsidiar o eventual oferecimento de ações impugnativas no âmbito eleitoral.

As informações também serão compartilhadas com a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD), para o aprofundamento das investigações sobre o possível envolvimento de servidor público cooptado pelo grupo.

Por fim, os dados serão disponibilizados à Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), para dar suporte às apurações de fraudes em processos licitatórios relacionadas às atividades da organização criminosa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Simone completa 75 anos! Homenagens de grandes nomes da MPB

Então é Natal! DE completa 75 anos com homenagens

No dia em que DE completa 75, cinco nomes da MPB aplaudem esta que é uma de nossas maiores cantoras

Uma pessoa é o que a sua voz é. E também seu nome. Uma das mais importantes cantoras brasileiras por pouco não foi batizada como Natalina. Tudo por ter nascido no dia de Natal. Em 25 de dezembro de 1949, Simone Bittencourt de Oliveira veio ao mundo. A menina nasceu embalada pelos sinos da festa cristã, num prenúncio de que estava fadada a brilhar. E isso se dá desde 1973, quando Simone, como ficou conhecida, deixou as quadras de basquete para marcar posição em outro campo, o da música, onde reina há 51 anos.

Nossa Cigarra, como é carinhosamente chamada, completa 75 primaveras nesta quarta-feira (25). E NEW MAG homenageia essa artista ímpar ouvindo cinco grandes talentos da MPB cujos caminhos cruzaram com os dela, estabelecendo laços longevos e pautados por afinidades afetivas e musicais.

Leia a reportagem completa na New Mag, parceira do DE — clique para ser redirecionado.

FIQUE POR DENTRO!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o perfil DE Fun no Instagram. DE Fun traz as principais notícias e curiosidades sobre celebridades, além de informações sobre eventos e tendências no mundo do entretenimento. Siga agora mesmo para não perder nenhuma novidade e se manter atualizado com o que há de mais relevante no mundo artístico. Não fique de fora, acompanhe DE Fun no Instagram e esteja sempre por dentro de tudo o que acontece no universo dos famosos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp