A Polícia Federal prendeu, no início da manhã desta terça-feira (17), na operação Simonia, o secretário estadual de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro. Também foram presos por agentes da Polícia Federal dois subsecretários da pasta, Wellington Nunes da Silva, da gestão operacional, e Sandro Farias Gimenes, superintendente. A ação teve como objetivo desarticular um esquema criminoso na cúpula da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).
A ação acontece após a retirada de cela do principal chefe da maior facção criminosa do estado, Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, do Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná, em 28 de maio deste ano. O pedido foi feito por Montenegro, que fez uma visita à penitenciária para uma conversa com o detento no pátio. O fato chamou a atenção da direção da unidade prisional.
Outro alvo dos agentes foi a sede da Seap, que fica no prédio da Central do Brasil, no Centro do Rio. Os agentes foram à Central de Monitoramento e apreenderam todas as imagens das unidades prisionais a que Montenegro visitou nos últimos meses. Um funcionário da Seap disse ao GLOBO que todos os servidores da pasta foram proibidos de subirem para o andar onde funciona a secretaria.
.