Suspeito de ser ‘armeiro’ do Bonde do Peixão é preso pela Polícia Federal no Rio
Um homem suspeito de ser o “porteiro” da quadrilha do traficante Peixão, líder do Terceiro Comando Puro (TCP), foi preso pela Polícia Federal na tarde de terça-feira (11) em São João de Meriti (RJ), na Baixada Fluminense.
O suspeito, cuja identidade não foi revelada, era responsável por selecionar, comprar, contrabandear e fornecer equipamentos como fuzis, bloqueadores de sinais, comunicadores de longa distância e drones ao líder da facção criminosa.
Segundo informações da PF, o criminoso atuava principalmente no fornecimento de dispositivos de transmissão de sinais para monitorar atividades policiais, defender territórios e atacar grupos rivais.
Além da prisão preventiva, a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão em endereços vinculados ao suspeito na comunidade Buraco do Boi, em Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense.
Em 2024, ele havia sido preso ao retirar uma remessa contendo um “fuzil-antidrone” contrabandeado. Na época, o suspeito fornecia drones usados para lançar granadas contra membros de uma facção inimiga na região da Penha, zona norte do Rio de Janeiro.
Após ser solto, sob medida cautelar diversa da prisão, o homem foi detido novamente nesta terça-feira durante a Operação Bisturi, realizada em parceria com o Ministério Público Federal, a Secretaria Estadual de Polícia Civil e com apoio da Polícia Militar.
No mesmo dia, o traficante Peixão também foi alvo de uma operação policial. Durante a ação, o “resort” de luxo pertencente a ele foi demolido no Complexo de Israel.
A captura do suspeito e a operação contra Peixão exemplificam os esforços das autoridades para combater o crime organizado e reprimir as atividades de facções criminosas no Rio de Janeiro. A Polícia Federal segue empenhada em desarticular essas organizações e garantir a segurança da população.