Press "Enter" to skip to content

Polícia Federal realiza operação contra a caça ilegal de búfalos em Goiás

Última atualização 28/03/2023 | 14:54

A Policia Federal (PF) suspendeu registros de Colecionadores, atiradores e Caçadores (CACs) por caça ilegal de búfalos e cumpre 10 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira, 28, em Goiás, Paraná e Distrito Federal. A lei brasileira proíbe a caça de animais silvestres, com exceção do javali, que não é nativo.

Os suspeitos tiveram o registro de CACs suspensos judicialmente durante a investigação. Os agentes da PF encontraram grande quantidade de armas de grosso calibre e munição nas residências dos investigados.

Ainda de acordo com a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de caça ilegal de animais selvagens, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso e apologia criminosa. Os mandados de busca e apreensão são cumpridos em Monte Alegre de Goiás, Formosa, Brasília (DF), e em Curitiba, Ponta Grossa e Tibagi, no Paraná.

Colecionadores, atiradores e Caçadores 

Colecionadores, Atiradores desportivos e Caçadores (CACs), na legislação brasileira, é a designação dada aqueles indivíduos, que cumprindo as demandas impostas, relativamente à antecedentes criminais e habilitação de manuseio e disparo, têm o direito à posse de arma de fogo e munições para exercer as atividades de colecionismo, tiro desportivo e caça.

Segundo dados coletados junto ao Exército e à PF, em janeiro de 2021, havia mais de 1 milhão de CACs registrados no Brasil. Em 2021, até o mês de setembro, 840 armas de CACs foram roubadas ou furtadas. Em 2019 foram extraviadas 749 armas e em 2020 614, conforme dados fornecidos pelo Comando do Exército.