A Polícia Civil de Goiás, por intermédio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor, realizou uma operação manhã desta segunda-feira, 29, para cumprir três mandados de busca e apreensão nos municípios de Goiânia, Senador Canedo e Nova América. A ação faz parte de um inquérito que investiga fraudes em exames realizados pelo laboratório Vida (nome fantasia) de análises clínicas.
Segundo informações contidas em um relatório de auditoria da Vigilância Sanitária do Município de Goiânia, apenas no mês de janeiro de 2024, o referido laboratório emitiu mais de noventa laudos de exames de urocultura e coprocultura (ambos para identificação de bactérias) em desacordo com a legislação sanitária vigente.
Os resultados desses exames foram entregues à população sem que o laboratório dispusesse dos equipamentos necessários para a realização das análises. Além disso, os responsáveis pelo estabelecimento não terceirizavam as amostras biológicas para outros laboratórios parceiros.
As condutas investigadas podem configurar crimes contra a saúde pública, a fé pública e contra as relações de consumo, sujeitas a penas que ultrapassam dez anos de reclusão.
A divulgação da identificação do laboratório foi realizada conforme determinado pela Lei 13.869/2019, portaria n° 547/2021 – PC, e despacho da autoridade policial responsável pelas investigações. Essas medidas foram justificadas pela possibilidade real de identificação de novas vítimas e o surgimento de outros elementos informativos acerca da dinâmica dos fatos criminosos.