Polícia investiga morte de 9 animais em canil municipal após resgate de filhotes com suspeita de parvovirose
Filhotes foram abandonados em frente ao canil em Guapiaçu (SP). A suspeita da polícia é de que a doença tenha se espalhado entre os cães.
A Polícia Civil investiga a morte de nove animais no canil municipal de Guapiaçu (SP) após o resgate de dois filhotes com suspeita de parvovirose.
A imagem de uma câmera de segurança mostra que os cães foram abandonados por um motorista e pela passageira de um carro, em frente ao canil, no dia 26 de dezembro de 2025. Veja acima.
A polícia confirmou à TV TEM que investiga as pessoas que aparecem na imagem por abandono de animais. O canil também terá de prestar esclarecimentos à equipe de investigação sobre a denúncia.
De acordo com a polícia, a veterinária responsável pelo canil informou que os dois animais resgatados chegaram doentes e, possivelmente, transmitiram a doença para outros cães.
Segundo apuração da reportagem, no início de dezembro de 2025, nove cães foram abandonados na frente do canil. Eles foram acolhidos e, por falta de infraestrutura, alocados em uma baia junto a um cão adulto. A adaptação foi satisfatória e eles estavam saudáveis.
No entanto, após a chegada dos dois filhotes abandonados no dia 26 de dezembro, o cenário mudou. Como não havia baias para segregá-los, eles foram colocados com os outros nove que estavam há cerca de um mês no local. No dia 2 de janeiro de 2026, os filhotes recém-chegados apresentaram diarreia sanguinolenta, sintoma característico de parvovirose. No dia seguinte, os dois morreram. No dia posterior, outros sete cães vieram a óbito, todos com o mesmo sintoma.
Uma protetora de animais, que não vai ser identificada, informou ao DE que não foi possível testar todos os animais devido à falta de exames disponíveis na unidade. Segundo ela, o curso da doença é rápido e os cães morreram logo após apresentarem sintomas, sem que houvesse tempo para intervenção.
DE entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Guapiaçu e questionou sobre a denúncia, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Conforme o Projeto Patinhas Salvas, ONG que atua no resgate de animais na cidade, desde o dia 4 de janeiro, nove cães morreram no canil e outros dois estavam internados em uma clínica particular com sintomas da doença até a última atualização desta reportagem. Os testes foram realizados nos dois animais sobreviventes, um com resultado positivo e outro negativo.
Os sintomas apresentados incluem vômitos severos, diarreia (muitas vezes com sangue), apatia e rápida evolução para morte.
A protetora registrou boletim de ocorrência contra a Prefeitura Municipal, que é responsável pelo canil. Ela diz temer novos registros de morte.
> “Não há local adequado para deixar ou isolar esses animais. Eles continuam ali, sendo tratados e descartados como se fossem objetos”, comenta uma das protetoras.
Veja mais notícias da região no DE Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: CONFIRA AS REPORTAGENS DA TV TEM
50 vídeos




