Press "Enter" to skip to content

Polícia investiga primeiro caso de estupro virtual no metaverso

Última atualização 05/01/2024 | 13:31

A polícia do Reino Unido abriu uma investigação para apurar um caso de estupro virtual no metaverso. O caso foi divulgado na última segunda-feira, 1º, pelo Daily Mail. Segundo o site, a vítima, menor de 16 anos, estava usando óculos de realidade virtual e contou como ocorreu a situação. Ela estava em uma sala junto a conhecidos até que um grupo de homens a cercou e a atacou dentro do Horizon Worlds, jogo de realidade virtual (RV) da Meta.

 De acordo com a policial, a adolescente ficou bastante abalada pela experiência. “Essa criança experimentou trauma psicológico semelhante ao de alguém que foi estuprada fisicamente. Há um impacto emocional e psicológico na vítima que dura mais tempo do que qualquer lesão física”, argumentou o agente.

Um policial informou ao jornal que nenhum outro caso de violência sexual no metaverso havia sido investigado.

O caso vem gerando um debate entre as autoridades do Reino Unido, As autoridades afirmam que não existem agentes o suficientes para investigar o caso. Segundo o líder do setor de Investigação de Proteção à Criança do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Ian Critchley ‘‘O metaverso abre uma porta para os abusadores cometerem crimes horríveis contra crianças”.

O presidente da Associação de Comissários de Polícia Donna Jones, pontuou ao Daily Mail que mulheres e crianças precisam de proteção contra crimes virtuais. “Precisamos atualizar nossas leis porque elas não acompanham os riscos que estão se desenvolvendo com a inteligência artificial e plataformas como o metaverso”, disse.

Já existem a concepção e casos de ‘estupro virtual’ praticado nas redes, inclusive no Brasil, as agressões envolviam ameaças e extorsões de pessoas envolvendo produção de conteúdo erótico online.