Polícia Militar apreende 82 objetos cortantes nos megablocos do Rio

policia-militar-apreende-82-objetos-cortantes-nos-megablocos-do-rio

Na última sexta-feira, a Polícia Militar apreendeu 82 objetos cortantes durante o primeiro fim de semana dos megablocos no Centro do Rio. A ação faz parte de um esquema especial de policiamento elaborado para garantir a segurança dos foliões que participam dos eventos carnavalescos de rua na cidade maravilhosa.

Os agentes da PM realizaram a apreensão dos objetos perfurocortantes durante as ações preventivas nos megablocos “Chá da Alice” e “Megabloco da Lexa” que aconteceram respectivamente no sábado e no domingo. O plano de segurança contou com a mobilização de 1.410 policiais militares, distribuídos ao longo do Circuito Preta Gil, que engloba áreas como a Praça da Candelária, Rua 1º de Março, Avenida Antônio Carlos e termina próximo ao Aterro do Flamengo.

Durante toda a extensão do Circuito Preta Gil, foram instaladas torres de observação e realizados monitoramentos aéreos por helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM), equipados com tecnologia de reconhecimento facial para garantir a segurança dos participantes e prevenir possíveis tumultos.

Além disso, duas equipes do Grupamento de Patrulhamento em Multidão (GPM) atuaram entre os foliões, priorizando a prevenção de distúrbios e tumultos. Com capacetes brancos, os policiais do GPM, lotados no RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidão), possuem expertise nas ações de prevenção em grandes eventos como os megablocos do Rio de Janeiro.

O secretário da Secretaria de Estado da Polícia Militar (SEPM), coronel Marcelo de Menezes Nogueira, ressaltou a importância da segurança pública para o sucesso do carnaval de rua no Rio, evento que atrai milhões de foliões e movimenta a economia do estado. Através de um planejamento estratégico que envolve milhares de policiais, tecnologia e equipamentos, a PM visa garantir um carnaval de rua seguro e tranquilo para cariocas e turistas.

O policiamento foi centralizado em um carro-comando próximo à Avenida Antônio Carlos, onde equipes de tecnologia acompanharam em tempo real as imagens geradas pelas câmeras de monitoramento. Além disso, o planejamento da SEPM incluiu o emprego de policiais do Regimento de Polícia Montada (RPMont), Batalhão Tático de Motociclistas (BTM) e de uma Unidade de Controle de Distúrbios (UCD) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) em áreas estratégicas como a Central do Brasil e a Cinelândia.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp