A Polícia Militar flagrou, nesta terça-feira (4), um furto de energia elétrica em uma fábrica de tintas em São José dos Campos (SP). A estimativa é que o estabelecimento tenha provocado um prejuízo de cerca de R$ 10 mil. A ação teve apoio da EDP, concessionária responsável pela distribuição de energia em diversas cidades do Vale do Paraíba. Técnicos da empresa estiveram no local e comprovaram o crime. No local, os técnicos da EDP identificaram um dispositivo que permitia o desvio de mais de 60% do total da energia consumida, configurando a fraude. A estimativa é de que o prejuízo causado pela irregularidade seja de cerca de R$ 10 mil, informou a empresa.
O proprietário da fábrica de tintas, que fica no bairro Jardim Santa Júlia, deve responder pelo crime de estelionato. Além disso, ele será obrigado a arcar com a cobrança de toda a energia que não foi faturada no período em que houve a irregularidade. A medida está prevista na regra de resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com a EDP, casos como esses têm sido identificados com a ajuda da tecnologia. A detecção de potenciais alvos de irregularidades é feita por meio de análise de padrões de consumo dos clientes, com auxílio de algoritmos de inteligência artificial, métodos e ferramentas estatísticas.
Em nota, a concessionária reforçou que a prática é muito perigosa e prejudica todos os consumidores, porque pode causar interrupções na distribuição e aumenta parcialmente a tarifa. Segundo a EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade, o responsável terá que arcar com a cobrança de toda energia não faturada durante a fraude. Casos como esse demonstram a importância de combater esse tipo de crime, que afeta não apenas as empresas, mas toda a sociedade.