O jogo Baleia Azul, que propõe uma série de desafios via Facebook ou Whatsapp, tomou conta dos noticiários e gerou inquéritos instaurados em todo o Brasil.
Desta forma, a Polícia Militar do Estado de Goiás elencou algumas medidas de prevenção à “Baleia Azul”. Segundo a PMGO, os pais devem acompanhar o conteúdo que os filhos acessam na internet, educando-os para o uso consciente de redes sociais e sites de relacionamento. É importante conversar com as crianças e adolescentes e ressaltar que, se tratando de internet, nem tudo é real ou confiável.
As orientações incluem, ainda, estimular a vida social dos filhos, promovendo o convívio pessoal com amigos e familiares. Além de incentivar o uso moderado e instrutivo da rede, os pais devem ser amigos de seus filhos, conversando e encorajando o diálogo franco.
Baleia Azul
O jogo, composto por desafios com 50 etapas a ser cumpridas sequencialmente, inclui automutilação (cortes no braço, formando o desenho de uma baleia azul, por exemplo) até chegar ao último estágio – o suicídio. Conforme a Polícia Militar, a modalidade de “brincadeira” não é novidade nas redes sociais e, embora não se saiba exatamente a origem, é imprescindível que pais e sociedade atuem em conjunto contra essa ameaça à proteção integral da criança e do adolescente.