A polícia prende 20 suspeitos de esconder drogas em caminhões carregados com flores em uma operação realizada em três estados. A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou a ação na manhã desta quinta-feira (19) para investigar um grupo suspeito de tráfico de cocaína e maconha. Segundo as informações levantadas, o transporte da droga era realizado juntamente com o carregamento de flores provenientes de Holambra, em São Paulo.
Os agentes cumpriram um total de 69 mandados, sendo 23 de prisão temporária e 46 de busca e apreensão. Até o momento da última atualização desta reportagem, 20 pessoas já haviam sido presas no Distrito Federal, São Paulo e Goiás. As investigações tiveram início no ano passado após a descoberta de uma mala abandonada contendo 29 quilos de cocaína. O líder do grupo, um homem de 49 anos, e sua esposa estão entre os detidos.
De acordo com a Polícia Civil, a estrutura empresarial do grupo envolvido contava com um núcleo familiar responsável por receber os valores provenientes da venda das drogas. Esse núcleo era composto por dois irmãos, a companheira de um deles, de 31 anos, e a genitora, de 47 anos, que já haviam sido presos anteriormente por tráfico de drogas. As investigações apontam ainda que quatro empresas de fachada eram utilizadas para lavar o dinheiro obtido com o tráfico, sendo que uma delas, situada em São Paulo, movimentou R$ 199 milhões nos últimos dois anos.
Os envolvidos enfrentam acusações graves, que vão desde integrar organização criminosa até tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A soma das penas pode alcançar até 33 anos de prisão. Essa operação realizada pela Polícia Civil do Distrito Federal demonstra a atuação das autoridades no combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas que atuam de maneira estruturada e profissional.
Para saber mais notícias sobre a região, acesse o DE DF.