A Polícia Civil, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de Mineiros, com apoio da 3ª Delegacia Regional de Polícia, deflagrou nesta terça-feira, 21, a Operação Hemera para cumprir 12 mandados judiciais. Foram seis mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão domiciliar visando desarticular associação criminosa voltada para a prática do golpe do novo número.
Nesse tipo de golpe, o criminoso cria um perfil no aplicativo com fotos roubadas de redes sociais e começa a conversar com parentes e amigos se passando pelo usuário fingindo que trocou de número e que o contato deve apagar o velho.
A investigação começou após denúncia de uma vítima de Mineiros, sudoeste do Estado, que procurou o Geic e relatou que teria sido vítima do golpe do novo número. Ela teria sofrido um prejuízo de aproximadamente R$ 20 mil. A polícia conseguiu a identificação de todos os favorecidos pelo golpe e possivelmente os golpistas. Todos os investigados são residentes na cidade de Anápolis.
Um dos suspeitos teria utilizado, em um mês, aproximadamente 300 chips de aparelho celular para o cometimento de golpes. Com as prisões, buscas e apreensões de materiais relacionados à investigação, será possível identificar novas vítimas e crimes praticados pelos investigados. Todos os mandados foram cumpridos. Porém, um dos investigados está foragido e segue sendo procurado.
Veja vídeo da ação policial
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)